Lançado Tomb Raider para Linux - Confira alguns Benchmarks - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Lançado Tomb Raider para Linux - Confira alguns Benchmarks

Lançado Tomb Raider para Linux, confira alguns benchmarks

quinta-feira, 28 de abril de 2016

/ por Dionatan Simioni
O primeiro game da franquia Tomb Raider foi lançado para Linux/SteamOS, vamos dar uma olhada nesta nova opção de jogatina para os usuários de Linux e conversar sobre o desempenho do jogo.

Tomb Raider Linux




Ontem foi anunciado o porte do game Tomb Raider (2013) para Linux, este é mais um título que vem para "engordar" a biblioteca de games disponíveis para a plataforma, não se trata de uma lançamento, mas é bom poder jogar mais este game no Linux também.

Eu tenho ele desde seu lançamento praticamente e o joguei através do Wine no Linux mesmo, mas agora com uma versão nativa as coisas são ainda melhores, inclusive o desempenho. Tomb Raider é um game relativamente pesado e possui alguns efeitos que fazem muita diferença pelo que pude perceber.

Eu fiz alguns benchmarks com o game usando o seguinte hardware/software:

- Ubuntu 16.04 LTS
- Unity 7.4
- Kernel 4.4
- Driver Nvidia 364.19

- i5 3330
- 2X4GB Hyper-X Fury 1600 Mhz
- GTX 960 Point of View
- SSD 120GB+2,5TB HD 7200 RPM (/HOME)

No primeiro teste eu rodei o benchmark em full HD com todas as configurações no Ultra, absolutamente tudo no máximo possível:

Benchmark Tomb Raider Linux

Sem fazer captura de tela para o YouTube é possível jogar no máximo sem maiores problemas, especialmente se você não se importa em rodar o jogo à 30 FPS, porém, existe um efeito que faz um peso tremendo no game que é a opção de "dar vida" ao cabelo da Lara Croft, este efeito faz com que cada fio de cabelo da personagem seja independente um do outro e o efeito é magnífico, sério, o cabelo dela parece mais de verdade do que o meu! :D

Comentei deste efeito porque realizando o mesmo benchmark acima com tudo no Ultra (Ultimate), porém, desta vez desligando esse efeito no cabelo da Lara (só este efeito, o restante tudo no máximo), o resultado foi este abaixo:

Tomb Raider Linux

Apenas desligando o efeito o game já roda à 60 FPS com uma maior tranquilidade, mesmo que o restante das configurações estejam todas no máximo possível.

Só por questão de curiosidade, eu resolvi colocar o game em modo janela e baixar a resolução para 1440x900, um pouco acima do HD (720p), que para quem tem computadores mais modestos é uma opção a se considerar e até mesmo para quem quer fazer gameplays do jogo, já que, como eu sempre digo, gravar a tela baixa muito a taxa de quadros.


No benchmark acima você vê o game no ultimate, com o efeito de cabelo da Lara ativado, porém, com a resolução inferior e tivemos aproximadamente um ganho de 15 frames se comparado com com o modo FullHD.

Você pode comprar o game na Steam, neste momento por um valor razoável:



Bom proveito e bom jogo! Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo