GamesSistemas operacionaisTestes e Benchmarks

Lançado Tomb Raider para Linux – Confira alguns Benchmarks

O primeiro game da franquia Tomb Raider foi lançado para Linux/SteamOS, vamos dar uma olhada nesta nova opção de jogatina para os usuários de Linux e conversar sobre o desempenho do jogo.

Ontem foi anunciado o porte do game Tomb Raider (2013) para Linux, este é mais um título que vem para “engordar” a biblioteca de games disponíveis para a plataforma, não se trata de uma lançamento, mas é bom poder jogar mais este game no Linux também.

Eu tenho ele desde seu lançamento praticamente e o joguei através do Wine no Linux mesmo, mas agora com uma versão nativa as coisas são ainda melhores, inclusive o desempenho. Tomb Raider é um game relativamente pesado e possui alguns efeitos que fazem muita diferença pelo que pude perceber.

Eu fiz alguns benchmarks com o game usando o seguinte hardware/software:

– Ubuntu 16.04 LTS

– Unity 7.4

– Kernel 4.4

– Driver Nvidia 364.19

– i5 3330

– 2X4GB Hyper-X Fury 1600 Mhz

– GTX 960 Point of View

– SSD 120GB+2,5TB HD 7200 RPM (/HOME)

No primeiro teste eu rodei o benchmark em full HD com todas as configurações no Ultra, absolutamente tudo no máximo possível:

Benchmark Tomb Raider Linux

Sem fazer captura de tela para o YouTube é possível jogar no máximo sem maiores problemas, especialmente se você não se importa em rodar o jogo à 30 FPS, porém, existe um efeito que faz um peso tremendo no game que é a opção de “dar vida” ao cabelo da Lara Croft, este efeito faz com que cada fio de cabelo da personagem seja independente um do outro e o efeito é magnífico, sério, o cabelo dela parece mais de verdade do que o meu! 😀

Comentei deste efeito porque realizando o mesmo benchmark acima com tudo no Ultra (Ultimate), porém, desta vez desligando esse efeito no cabelo da Lara (só este efeito, o restante tudo no máximo), o resultado foi este abaixo:

Tomb Raider Linux

Apenas desligando o efeito o game já roda à 60 FPS com uma maior tranquilidade, mesmo que o restante das configurações estejam todas no máximo possível.

Só por questão de curiosidade, eu resolvi colocar o game em modo janela e baixar a resolução para 1440×900, um pouco acima do HD (720p), que para quem tem computadores mais modestos é uma opção a se considerar e até mesmo para quem quer fazer gameplays do jogo, já que, como eu sempre digo, gravar a tela baixa muito a taxa de quadros.

PEmuWlsIUkrz0mTgZXZpvb1ErVHX3nymklwwCmuIUwO0GGrqSk5GYha1kQIbrnJeDRC1cciBUMiL3gvT Z8vIjAk LYID cn9jthXW0Vx0aWJeEUlZEjJ 32VYwNBJHNFK5TuAYT

No benchmark acima você vê o game no ultimate, com o efeito de cabelo da Lara ativado, porém, com a resolução inferior e tivemos aproximadamente um ganho de 15 frames se comparado com com o modo FullHD.

Você pode comprar o game na Steam, neste momento por um valor razoável:

Bom proveito e bom jogo! Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!