Sistemas operacionais

Linus Torvalds quer o Linux dominando o Desktop

Linus Torvalds é o criador do Kernel Linux, amplamente utilizado em todo o tipo de tecnologia no nosso dia a dia, em entrevista na Embedded Linux Conference, Linus comentou sobre o desenvolvimento e o futuro do Linux e afirmou que adoaria ver as distribuições conquistando os desktops também.

Em entrevista dada a Dirk Hohndel, Linus Torlvads comentou que ainda gostaria de ver o Linux ser mais utilizado no Desktop. Neste ano, o Linux fará 25 anos de existência, isso mesmo, bodas de prata, um casamento perfeito com a tecnologia.

Ao elaborar a pergunta, o senhor Hohndel comentou que o Linux se expandiu tanto, especialmente nos últimos 15 anos, que hoje em dia as pessoas usam Linux em seus Smartphones, que acessam sites da internet que normalmente rodam em cima do Linux para acessar dados que estão muitas vezes “sentados” em Big Datas que igualmente rodam Linux, isso sem falar por dispositivos de rede que também rodam Linux, quando “eles” (as pessoas) largam seus Smartphones e vão assistir TV, elas também rodam Linux. Tudo isso muitas vezes sem ter o conhecimento de que estão usando Linux, direta ou indiretamente. O Kernel criado em 1991 é onipresente na tecnologia, por que o mesmo sucesso não foi atingindo nos Desktops?

“O Desktop realmente não abraçou completamente o mundo Linux ainda, enfatizou, para usuários finais, mas hoje vemos muito mais empresas aderindo ao Linux para esta finalidade. Falando de maneira pessoal, hoje vejo o desktop Linux tão desenvolvido quanto nunca imaginei que um dia fosse acontecer, de maneira pessoal, as minhas necessidades com o desktop Linux estão muito satisfeitas. Apesar de muitas vezes eu dizer, por conta do meu trabalho, que o ambiente gráfico não importa tanto. Em 25 anos, eu e meus colegas e todos os colaboradores conseguimos colocar o Linux em quase que literalmente todos os lugares, tenho pelo menos mais 25 anos para conquistar o Desktop e eu vou fazê-lo!”

Linus comentou sobre planos futuros também e revelou que não tem algo definido ou metas específicas: procuro fazer o melhor possível a cada dia, não sei onde o Linux vai estar na próxima semana.

Claro que o sonho de conquistar o Desktop não depende diretamente de Linus, ou mesmo do Linux em si, mas se dependesse da vontade do seu criador, o Kernel estaria em todos os lares também. Apesar de Linus ter dado uma boa resposta, ele não explicou o porque do Linux não ter abraçado também os desktops, acho que são muitas variáveis mas eu tenho um palpite, clique aqui para ver.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!