Linux Mint

Linux Mint releva novos temas e configurações do Cinnamon 3.0

Os desenvolvedores do Linux fazem boletins mensais sobre a evolução do projeto e uma das coisas que tinham sido prometidas para a versão 18 do Linux Mint, que deve sair até o final do próximo mês, são novos temas para o Cinnamon, dando assim uma repaginada no visual da distro, vamos ver um pouco das novidades?

Através de um post no blog do Linux Mint nós ficamos sabendo de algumas novidades que estão por vir na futura versão do sistema. Eu particularmente gosto muito do Linux Mint, foi graças a ele que eu entrei para o mundo Linux e tirando o Ubuntu, ele é uma das minhas principais alternativas para mim, especialmente por não se distanciar tanto do ecossistema do Ubuntu e desta forma, altamente recomendado para inciantes no Linux.

O Linux Mint tem o objetivo de ser um ambiente excelente para desktops, sem a aspiração de ser uma opção para o mobile também, que é o caminho que o Ubuntu está seguindo. Da mesma forma que o Ubuntu, seu visual estava começando a ficar antiquado com o Cinnamon 2.XX series e necessitando de uma repaginada.

Os desenvolvedores do Mint anunciaram algumas das novidades que estarão presentes na futura versão do sistema, dando uma ênfase no gerenciador de atualizações.

Linux Mint 18
Linux Mint 18
Linux Mint 18

Através das imagens acima nós podemos reparar várias coisas novas. Eu dou um destaque especial para a última imagem, esta logo acima deste parágrafo. 

Os desenvolvedores do Linux Mint pensam muito em moldar o sistema para usuários leigos. Como atualizações envolvendo o Kernel, drivers de vídeo ou outros pontos críticos podem, eventualmente, criar instabilidade no sistema, eles criaram uma tela de seleção simples e autoexplicativa para que as pessoas possam escolher o perfil de atualização que a distro terá, com 3 opções. Uma onde haverão apenas atualizações de componentes que não implicarão em mudanças mais profundas no sistema, uma segunda que pode ser considerada como um intermediário entre a primeira e a terceira, esta que por sua vez consiste em atualizar sempre para as últimas versões, dando um claro alerta que se caso aconteça algum bug você provavelmente deverá corrigir manualmente.

O mais interessante é que apesar de possuir um sistema de atualização conservador o Mint deixa na mão do usuário a opção de tornar o sistema mais ousado, inclusive, como você pode ver na segunda imagem logo acima, o Mint possui um gerenciador de versões do Kernel que permite que você instale e remova versões diferentes do Kernel Linux podendo consultar o changelog de cada versão através do próprio gerenciador, algo definitivamente interessante, o MintUpdate (primeira imagem) também mostrar o nível de “profundidade” das atualizações, sendo que quanto maior o número, maior o impacto dela no sistema.

Linux Mint 18

Outra imagem interessante do anúncio do Mint é esta do controle de volume, podemos ver claramente como fica simples a escolha de saída de áudio padrão, assim como controles de volume, mas além disso, algo que podemos ver claramente nesta última imagem (nas outras também, mas nessa ficou mais claro) é o novo design que o sistema deverá ter.

Segundo os desenvolvedores o novo tema GTK do Cinnamon 3.0 está sendo baseado no popular tema ARC e seus ícones estão se baseando no também popular conjunto Moka, ambos que particularmente considero muito bonitos.

O anúncio ainda afirma que este não é o tema definitivo, ainda estão acertando algumas texturas e cores, mas é possível ter uma ideia de como está ficando.

Para finalizar, o anúncio também afirma que muitas aplicações do sistema foram reescritas em Python em detrimento da linguagem C, caso do gestor de som logo acima. Segundo as informações, o usuário final não verá diferença visual nas aplicações por conta disso mas as aplicações serão mais leves pela forma com que foram escritas.

O Linux Mint 18 ainda não tem data de lançamento definida, porém, normalmente o sistema “dá as caras” mais ou menos um mês após o lançamento do Ubuntu, o que me leva a crer que teremos o novo Mint perto do final do próximo mês.

Vendo algumas destas imagens eu fiquei ansioso pra ver o Mint de perto, se ficar tão bom quanto parece que está ficando quem sabe o Ubuntu (que eu uso há mais de 4 anos ininterruptos) possa dar lugar para ele.

O que você achou das novidades? Conte pra gente através dos comentários e até a próxima!

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!