GamesNotícias

Reveladas as especificações de Tomb Raider para Linux

O Feral Interactive, a principal empresa no ramo de compatibilização de games já lançados para a plataforma Linux, anunciou os requisitos mínimos para rodar o Tomb Raider 2013 no sistema.

O game Tomb Raider foi lançado ainda em 2013 e chega somente agora com um porte para o Linux, ele faz parte daquela categoria de jogos “triplo A” que não são lançamentos mas chegam para inflar um pouco mais a biblioteca Steam dos jogadores Linux.

Os requisitos para rodar o jogo adequadamente no Linux segundo a Feral Interactive são:

Mínimo

– Sistema Operacional Ubuntu 14.04 ou SteamOS 2.0 (64-bit)

– Processador Intel i3 ou AMD FX-6300 

– 4GB de memória RAM

– Placa de vídeo de 1GB NVIDIA GeForce 640 (driver 364.12) ou 2GB AMD 5770 (driver MESA 11.2)

Recomendado

– Sistema Operacional Ubuntu 14.04 ou SteamOS 2.0 (64-bit)

– Processador Intel i5 (não adicionaram aqui processador da AMD, mas algum equivalente deve funcionar da mesma forma)

– 8GB de memória RAM

– Placa Nvidia GeForce 760 2GB (No anúncio oficial diz 3GB de vídeo, porém, não conheço uma 760 com 3GB de vídeo, se você conhecer, por favor comente logo abaixo para complementar o artigo)

– Driver recomendado: 364.12

De qualquer forma, pelos requisitos podemos ver que requer muito mais máquina do que rodar o mesmo jogo no Windows, eu já ouvi várias teses sobre o assunto, mas vou tentar entrar em contato com o pessoal da Feral, como ele já fizeram vários portes poderão esclarecer melhor a questão, para saber o porque dos games para Linux até o momento, em sua maioria exigirem mais hardware. Pode ser que tenha a ver com o OpenGL, mas como não quero simplesmente chutar os culpados vou deixar a questão em aberto por hora.

Outro fator interessante é que ainda que a AMD esteja presente como hardware mínimo para jogar a dupla Intel e Nvidia ainda se mostra a preferência dos desenvolvedores.

Eu tenho esse game há muito tempo na minha Steam, já cheguei a jogá-lo pelo Wine, mas nativo é sempre melhor. O game não tem uma data específica para ser lançado, mas a Feral Interactive diz que será “muito em breve”. Obviamente eu trarei gameplays dele para o canal do Diolinux assim que o jogo sair.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!