Tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Ubuntu 16.04 LTS - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Ubuntu 16.04 LTS

Tudo o que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu 16.04 LTS

segunda-feira, 18 de abril de 2016

/ por Dionatan Simioni
Em breve o Ubuntu 16.04 LTS estará disponível para download em sua versão final e certamente o Diolinux como um blog de tecnologia focado no Ubuntu dará uma cobertura completa do lançamento. Hoje vamos falar de algumas coisas que você precisa saber antes de migrar para a nova versão do Ubuntu, vamos lá?

O que fazer antes de instalar o Ubuntu 16.04 LTS




Muitas pessoas que já usam Linux estão pensando em passar a utilizar a nova LTS do Ubuntu e outras pessoas vindas de outras plataformas estão pensando em fazer desta a sua primeira utilização do sistema, então eu separei algumas informações e dicas que serão úteis para qualquer um que queira migrar para o novo Ubuntu.

Vou separar o artigo em duas partes, uma destinada para quem não conhece o Ubuntu e pretende passar a utilizá-lo à partir desta versão e a segunda parte destinada a quem já utiliza alguma distribuição Linux ou mesmo outra versão do Ubuntu e tem algumas dúvidas.

Para quem vai utilizar o Ubuntu pela primeira vez


Começando no Ubuntu

Você que vai fazer a sua primeira experiência no Linux através do Ubuntu deve recolher aqui algumas dicas de utilização e pré-requisitos para usar o sistema tranquilamente, assim como um manual detalhado de como você pode usar as ferramentas do sistema comparado-as com as ferramentas do Windows.




Faça a sua migração com calma, se é realmente a sua primeira vez usando um sistema diferente do Windows pode ser interessante ainda manter o Dual Boot, com ambos os sistemas instalados, confira aqui o nosso tutorial de instalação do Ubuntu. 

Veja com atenção todos os link que foram passados e você poderá migrar sem maiores problemas, tenho certeza! :)

Para quem já usa Linux


Bill Gates recomenda o Ubuntu

Quem usa uma versão mais antiga do Ubuntu, como a última LTS lançada até então (14.04), vale a pena conferir o nosso tutorial de "Como atualizar para o Ubuntu 16.04 LTS sem formatar".

Existem algumas dúvidas que vale a pena tirar.

Unity 8


Esta versão do Ubuntu não virá com o tão esperado Unity 8, entretanto ele estará disponível para instalação no sistema, mesmo que em fase de desenvolvimento, a versão que deverá trazer esta interface como padrão é o Ubuntu 16.10, que sai em Outubro.

Unity 8

Atualização de programas


Se você é o tipo de usuário que está buscando programas mais atualizados vai gostar de saber que a nova versão traz versões mais recentes de praticamente todos os softwares, não tanto quanto uma distribuição Rolling Release, que é algo que o Ubuntu poderá se tornar no futuro, mas ainda assim boas atualizações.

Como toda boa LTS com tempo ela vai ficando mais estável e seus programas vão ficando menos atualizados, especialmente no tange a base do sistema, sendo necessária a adição de PPA para ter algum pacote específico mais recente, mas isso é algo que todos já sabem, especialmente quem usa há alguns anos o Ubuntu 14.04 LTS.

Programas que foram comprados pela Central de Programas


O novo Ubuntu trará uma nova Central de Programas proveniente do projeto Gnome com as devidas adaptações que o Ubuntu exige, entretanto, uma coisa que reparei é que não existem mais programas pagos para comprar na Central de Programas, o que não chega a ser um grande problema, a menos que você tenha comprado algo, pois agora esses programas não estão mais disponíveis através dela.

Nova Central de Programas do Ubuntu 16.04 LTS


Neste caso você tem duas alternativas, continuar usando o Ubuntu 14.04 LTS que mantém a Central de Programas do Ubuntu, ou instalar a Central de Programas do Ubuntu no Ubuntu 16.04 LTS, pois sim, ela está disponível para instalação, assim como a Central de Programas do Ubuntu Kylin e a Boutique do Ubuntu MATE, tem para todos os gostos.

Agora é possível fazer também atualizações do sistema diretamente pela Central de Programas além do programa "Atualizador de Programas" continuar funcionando normalmente.

Drivers


Essa versão do Ubuntu inclui drivers recentes para Nvidia e Intel assim como o AMDGPU contidos do Kernel Linux. Para drivers proprietários sabemos que AMD deu pra trás com relação ao Catalyst e está apostando as fichas do drivers Open Source, a Intel ainda não liberou versões de seu "installer" para esta versão do sistema, entretanto o Kernel 4.4 traz drivers da Intel suficientemente recentes, já a Nvidia tem drivers de todos os tipos para esta versão, até mesmo Betas e com suporte para o Vulkan, para drivers mais recentes da Nvidia para o Ubuntu consulte este tutorial.

Driver no Ubuntu 16.04 LTS


Pacotes Snappy


O Ubuntu 16.04 LTS será a versão que começará a dar suporte para o modelo de empacotamento Snappy da Canonical em suporte conjunto com o já tradicional .deb. Saiba mais sobre este assunto aqui. A Canonical pretende também distribuir atualizações de drivers de vídeo Intel, AMD e Nvidia desta forma, entretanto, até o momento não temos mais informações sobre como baixar os pacotes Snappy, assim que houverem novidades a este respeito você será informado através do blog Diolinux.


Vale a pena atualizar do 14.04 LTS?


Bom, isso é tanto quanto pessoal, mas para a maior parte dos usuários eu acredito que sim. Além de ser uma nova LTS ela terá muitos programas atualizados otimizações para desempenho, desta forma a maior parte dos usuários, de todos os níveis será beneficiada.

Os únicos casos que eu faço ressalvas quanto a atualizações são. Você usa o Ubuntu 14.04 LTS Server, bom, em time que está ganhando e estável não se mexe, não é verdade? Isso vale também para quem usa para trabalho e está completamente satisfeito com o sistema, lembre-se, o Ubuntu 14.04 LTS tem cinco anos de suporte, ou seja, suas atualizações de segurança vão até 2019.

Se você depende de um programa em uma versão muito específica eu recomendo também que você analise se o programa em questão já está disponível para o novo Ubuntu, caso contrário você poderá ter problemas.

Para quem não é tão ansioso, vale a pena esperar um mês, ou mais até, porque mesmo sendo um LTS, um lançamento recente de qualquer sistema sempre tem bugs ocasionais que são corrigidos logo nas primeiras semanas.


Finalizando


Espero que eu tenho conseguido sanar a maior parte das dúvidas, os tópicos foram baseados em perguntas que foram feitas nas nossas redes sociais, entretanto, caso algo não tenha ficado claro para você poste nos comentários, quem sabe podemos lhe ajudar, mesmo que a sua questão não seja respondida de imediato ela pode virar pauta para outro artigo ou mesmo um  vídeo do canal.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo