TutoriaisUbuntu

Como instalar a antiga Central de Programas no Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

Uma das novidades do novo Ubuntu 16.04 LTS foi a nova “Ubuntu Software”, que nada mais é do que uma versão editada da Gnome Software. Tudo muito lindo, mas ela tem alguns “probleminhas” que podem incomodar, incluindo um bug pontual que não está permitindo a instalação de pacotes .deb.

Pelo que eu pude averiguar este problema de não instalar pacotes .deb via Ubuntu Software (Gnome Software) já foi reportado como um bug no Launchpad e está como prioridade de resolução alta. De qualquer forma, apesar da Ubuntu Software, a nova central, ser muito bonita e rápida, ela também é carente de algumas funcionalidade que antiga possuía.

Dentre as funcionalidade eu posso citar:

– Possibilidade de instalar libs e codecs através dela, podendo encontrar os pacotes através de uma simples busca, pacotes deste tipo não aparecem na nova central pois não possuem ícones.

– Possibilidade de parar uma instalação no meio e acompanhar a taxa de download em MB de uma aplicação.

– Possibilidade de instalar pacotes .deb sem maiores problemas.

Por essa e outras é que a antiga Central de Programas ainda é útil, porém, se a única questão que está te incomodando é instalar os pacotes .deb saiba que existem opções gráficas mais leves do que a antiga Central de Programas do Ubuntu.

Patrocinador: Baixe grátis o E-book “Curso de Ubuntu Linux”

Você pode usar o GDebi ou o Software Boutique do Ubuntu MATE, que vai permitir que você instale uma série de coisas também, você encontra os dois na Ubuntu Software.

Para instalar a antiga central de programas basta abrir a nova Central de Programas e procurar por ela, assim como você pode ver na imagem abaixo:

Ubuntu Software Center no Ubuntu 16.04 LTS

Para instalar um pacote .deb com ela basta clicar com o botão direito sobre o pacote desejado, ir no menu de contexto até a opção “abrir com…” e selecionar o Ubuntu Software Center, eu testei alguns pacotes como Google Chrome, Steam e Dropbox e todos funcionaram normalmente.

Esperamos que o bug seja corrigido em breve, mas de qualquer forma, é sempre bom ter opções.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!