Open source

13 frases épicas de Richard Stallman

Atendendo a pedidos no artigo “13 frases épicas de Linus Torvalds“, estamos chegando a segunda edição desta série com o pai do projeto GNU e pioneiro do movimento do software livre, Richard Stallman, com uma seleção de frases feitas pela nossa equipe, que mostram de alguma forma o pensamento deste hacker excêntrico.

Richard Matthew Stallman, ou simplesmente RMS, é autor de opiniões e frases que causam polêmica na sociedade e no mundo da tecnologia, selecionamos aqui 13 de suas frases famosas:

1 – Liberdade não é escolher quem amar. É não amar ninguém.

2 – Livre não significa grátis. (Desambiguação da palavra “free” em Inglês).

3 – GNU é um único sistema operacional, Linux é apenas um dos seus núcleos.

4 – Se você vê alguém se afogando e sabe como para nadar, você tem o dever moral de salvá-lo, a menos que um deles seja o George Bush ou Aznar.

5 – Steve Jobs, o pioneiro em transformar computadores em prisões.

6 – Os governos (estados) devem investir em software livre para recuperar sua soberania.

7 – Por que você acha que a Microsoft dá cópias quase grátis do sistema operacional Windows para escolas e crianças? É como dar drogas que causam dependência, a primeira dose é grátis, depois de se tornar dependente, você tem que pagar.

8 – No momento acreditamos que ajudar (dando o código) um amigo é moralmente equivalente a atacar um navio. Eles nós chamam pirata.

9 – Qualquer decisão que conduz uma pessoa vem de valores e objetivos. As pessoas podem ter muitos objetivos e valores diferentes: fama, lucro, amor, sobrevivência, diversão e liberdade são apenas algumas das metas que uma boa pessoa pode ter. Quando o objetivo é para ajudar os outros tão  bem como a si mesmo, chamamos isso de idealismo.

10 – A prostituição, adultério, necrofilia, zoofilia, posse de pornografia infantil e até mesmo o incesto e a pedofilia … deve ser legal, enquanto não forçar ninguém. Eles são apenas ilegais por causa do preconceito e mentes estreitas.

11 – Receber o Linus Torvalds Award como Free Software Foundation na LinuxWorld99  é quase como dar o prêmio Han Solo Award à Aliança Rebelde.

12 – Se valorizamos a nossa liberdade, podemos mantê-la e defendê-la.

13 – O futuro depende da nossa filosofia.

E você já conhecia essas frases de Stallman? O próximo capítulo será com frases de John McAfee, como vocês pediram, mas você ainda pode deixar a sua opinião. De qual outra personalidade da tecnologia você gostaria de ver um compilado de frases épicas? Deixe a sua sugestão e até a próxima!

Fontes das frases deste artigo: Magarciaguerra, es.wikiquote.org, tuxpepino, akifrases e stallman.org

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!