Windows

Cinnamon com gerenciamento de janelas semelhante ao Windows

Uma das coisas que eu menos curto no Cinnamon é a maneira padrão de organizar as janelas abertas, ele se assemelha muito ao que era aplicado no Windows XP, onde você tem favoritos e cada vez que você abre um programa ele abre uma janela nova em um espaço retangular na barra de tarefas, o que faz com que as aplicações ocupem um espaço tremendo e não seja prático adicionar muitos ícones ali. Bom, vamos dar um jeito nisso!

Como eu estou sempre em contato com usuários novos e que normalmente vem do Windows eu costumo usar sistemas e interfaces que são familiares e portas de entrada para eles, venho considerando trocar meu sistema para o Linux Mint 18 quando ele sair, ou talvez a minha interface de trabalho para o Cinnamon, que também é muito amigável para novatos.

Leia também: Veja como instalar o Cinnamon 3.0 no Ubuntu e derivados

Um das características que eu mais gosto no Unity, no Windows, no Mac, no Gnome, e até mesmo no KDE Plasma (mesmo que não seja padrão), é a possibilidade de agrupar os programas abertos sobre seus próprios ícones, isso permite que eu possa adicionar vários programa na minha barra de tarefas e manusear as suas janelas por ali.

Muito mais prático e econômico (no sentido de espaço), não é não? O único problema é que esse não é o padrão do Cinnamon e não é nem sequer uma opção que você possa simplesmente habilitar, é necessário baixar um complemento para isso, felizmente não é nada complicado.

Como instalar o “Window List with App Grouping” no Cinnamon

Clique com o botão direito do mouse sobre a barra  do Cinnamon e vá até em “Adicionar miniaplicativos  ao painel“, é possível acessar opção através do painel de controle do Cinnamon também.

Applets

Vá até “Applets disponíveis (on-line)” e procure pela extensão “Windows list with App Grouping“, mais descritivo que isso impossível! 😀

Marque ele e clique no botão “Instalar ou atualizar os itens selecionados“, depois disso ele aparece na sessão de “Applets instalados“. Nela você irá adicionar ele à sua barra, para remover a outro modo de agrupamento basta clicar novamente com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas do Cinnamon e marcar a opção de “edição de painel“, então vá com o mouse sobre o antigo modo de agrupar janelas, clique com o botão direito novamente e clique em “remover o miniaplicativo“, aproveite e mova o novo “Window List with App Grouping” para a posição que desejar e só então desligue o modo de edição do painel.

Esse era o maior defeito do Cinnamon na minha opinião, ainda que este aplicativo não tem uma tradução completa para o português, ele funciona muito bem e tem até miniaturas das janelas quando você possa o mouse sobre os ícones, te dando a possibilidade de até mesmo fechar os programas, de uma forma realmente semelhante ao Windows.

E aí curtiu a dica? 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!