TutoriaisUbuntu

Como definir os programas padrões para abrir um determinado arquivo no Ubuntu

Como associar arquivos e determinadas extensões a um programa específico no Ubuntu? Bom, isso é muito mais simples do que você pode imaginar e existem duas formas principais de fazer isso, vamos aprender?

Hoje me dei conta de que tenho muito mais contato com documentos do Microsoft Office do que em formato aberto na empresa, então para fins de praticidade, era melhor eu mudar o programa padrão para abertura de documentos. Eu uso o LibreOffice sempre que possível, mas de fato, tenho usado muito mais o WPS Office ultimamente, justamente pela sua excelente compatibilidade com documentos do Word, Excel e PowerPoint.

Então resolvi mudar de uma vez a associação dos documentos para abrir diretamente com o WPS dando dois cliques, até então eu sempre clicava com o botão direito do mouse, ia em “Abrir com” e selecionava a aplicação, quando eu mudei a associação e comecei a trabalhar, “me deu um estalo” e me dei conta de que nunca mostrei como fazer isso aqui no blog, e bom, eis o motivo do post.

Como mudar a associação de arquivos e programas no Ubuntu?

O Ubuntu tem uma opção nativa para configurar os tipos de arquivos principais, músicas, imagens, navegador, etc, para acessar essas configurações, abra o menu do sistema e procure por “Detalhes“, dentro desta aplicação há uma sessão específica para você configurar os aplicativos padrão para uma série de tipos diferentes de arquivos.

Aplicativos padrão no Ubuntu

Como você pode ver, estas opções acima não permitem que você configure tipos alguns tipos diferentes de arquivos, como os documentos por exemplo, que era o que eu queria mudar, mas isso também é muito simples de fazer, você pode fazer isso uma vez com o tipo de arquivo que você quiser atribuir a algum programa e isso valerá para todos os demais que tiverem a mesma extensão.

Vamos usar o exemplo de uma planilha xlsx que normalmente abre com o LibreOffice, clique com o botão direito sobre o arquivo, vá até “Propriedades” e na aba “Abrir com” selecione o programa que você deseja que seja responsável por abrir o arquivo e na parte inferior clique em “Definir como padrão“.

Programas padrão do Ubuntu

É só isso, simples assim, você pode fazer isso com qualquer arquivo que você desejar.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!