AplicativosSoftwaresTutoriais

Como instalar o Telegram Desktop no Linux

Um tutorial completo para instalar o Telegram Desktop em qualquer distribuição Linux. Uma das vantagens do Telegram em relação aos seus concorrentes é a possibilidade de ser utilizado diretamente do computador sem precisar ler QR Code ou manter o Smartphone conectado via Wi-Fi, como é o caso do WhatsApp.

O Telegram tem muitos recursos interessantes, além de ser completamente gratuito, ele tem ferramentas que podem deixar a conversa com os seus amigos muito mais interessante, como os famosos stickers. Além disso, a gerência de grupos e a possibilidade de responder a uma pessoa em específico dentro do grupo facilitam as conversas e debates, este é um dos recursos que eu mais gosto.

Apesar de eu não ser um “heavy user” do WhatsApp e nem do Telegram (ou qualquer outro) eu tenho um contato maior com o Telegram, justamente pelo seu App para Desktop. De uns tempos para cá eu decidi, pelo bem da produtividade, deixar o Smartphone desconectado  uma boa parte do tempo enquanto eu trabalho, o que tem sido bom para mim, uma vez que eu uso o Telegram no Desktop por motivos profissionais na maioria da vezes.

Como instalar o Telegram no Linux?

Esta é outra característica muito legal do Telegram, ele possui uma versão para todo tipo de sistema operacional e dispositivo, então, obviamente você encontra versões do App ara o seu Smartphone, basta acessar o site oficial e baixar ou procurar na loja de aplicativos do seu aparelho.

Você pode baixar o Telegram para o seu computador, independente do sistema através desta página.

Quem acompanha o blog com frequência pode ter achado curioso  (ou nem ter percebido) mas o título da matéria é “Como instalar o Telegram no LINUX” e não “Como instalar o Telegram no Ubuntu”, que é o sistema que a gente costuma postar informações com maior frequência. Isso porque o Telegram é um aplicativo que independe de distro, esta é uma das coisas mais legais, apesar de eu ter feio o processo no Ubuntu (como você vai ver) o mesmo vale para qualquer distro Linux que você use.

A aplicação tem cerca de 20 MB apenas. Basta você baixar e extrair o conteúdo da pasta, particularmente eu recomendo que você coloque ela na sua pasta home, apenas por questão de organização.

Pasta Telegram dentro da Home no Ubuntu

Dentro desta pasta você vai encontrar os seguintes arquivos:

Como instalar o Telegram no Linux

São apenas dois, o arquivo “Telegram” e o “Updater“, em tese basta dar dois cliques no “Telegram” e ele já vai ser abrir para você  digitar os seus dados e se logar, lembrando que é necessário criar uma conta via Smartphone antes de utilizar a versão Desktop. Quando você informar o seu número no Telegram Desktop você receberá uma ligação ou SMS informando um código de desbloqueio que deverá ser inserido no aplicativo para que você possa usá-lo. Esta será a única participação do seu Smartphone no processo, à partir de então você pode simplesmente clicar na aplicação e usar.

Caso o Telegram não abra de primeira, pode ser que ele não esteja com permissões de execução, para ver se está tudo “OK”, clique com o botão direito do mouse na aplicação e vá até “propriedades”. 

Como é mostrado na imagem acima, vá até a aba “Permissões” e veja se a caixa “Permitir execução do arquivo como um programa” está marcada, se não estiver marque-a, feche essa janela e tente abrir o Telegram novamente.

Telegram Linux

Assim que você abre o Telegram e se loga pela primeira vez na aplicação ele cria um atalho no menu do seu sistema, entretanto, é possível também bloquear o atalho na sua barra de tarefas. Um indicador também é criado na área de notificações do sistema normalmente para facilitar o seu acesso.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!