DeepinSistemas operacionais

Debian 9 não suportará algumas arquiteturas de 32 bits

A futura versão do Debian vai cortar o suporte para algumas arquiteturas de 32 bits, continue lendo para saber o motivo e como isso pode te impactar.

Conforme o tempo passa as coisas vão mudando, os mais radicais diriam que não precisamos mais de sistemas 32 bits hoje em dia, mas o Debian com todo seu conceito de distribuição Linux universal surpreendeu um pouco por informar que estará abandonando o suporte para arquiteturas de 32 bits, pelo menos algumas.

Ben Hutchings, desenvolvedor do Debian,  informou-nos que o Debian 9 “Stretch”, removerá o suporte para arquitetura de 32 bits mais antiga. Esta decisão faz com que processadores i586 e híbridos i586/686 não tenham mais suporte.

A decisão havia sido tomada ainda no ano passado após o lançamento do compilador GCC, que se propôs a suportar apenas processadores i686. Você pode ler o anúncio oficial aqui.

Esta mudança já foi implementada com o Kernel Linux 4.3 que estava no repositório instável do Debian no ano passado e que está sendo disponibilizado para o Debian “Jessie”.

Os processadores que não serão mais suportados pelo Debian na versão 9 serão: AMD K5, K6, K6-2 (aka K6 3D), K6-3, DM&P/SiS Vortex86, Vortex86SX , Cyrix III, MediaGX, MediaGXm, IDT Winchip C6, Winchip 2, Intel Pentium, Pentium com MMX, Rise mP6 ,VIA C3 ‘Samuel 2’ e C3 ‘Ezra’.

Como você pôde ver, realmente são chips antigos, porém, caso você seja uma das pessoas que utiliza algum deles, o Debian “Jessie” deverá suportar os mesmos até 2018 pelo menos, ainda que tenha suporte até 2020 da distribuição como um todo.

Acho que até lá você pode mudar de processador né? Se você tem um processador de 32 bits que não é nenhum destes aí ou com estas arquiteturas citadas, pode ficar tranquilo, tudo deve continuar funcionando normalmente, pelo menos por enquanto.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!