NotíciasSistemas operacionais

Novidades interessantes na distro brasileira: Lançado DuZeru Linux 2.2

Eu recebi hoje o release de imprensa do DuZeru Linux 2.2. Esta é uma distribuição Linux brasileira que ainda está em seus primeiros anos de vida mas que já está implementando ferramentas próprias para melhorar a vida dos usuários, segue abaixo as novidades desta versão que os desenvolvedores nos passaram.

É uma grande satisfação apresentar mais uma vez o OS DuZeru. São poucos colaboradores diretos dentro do projeto e a caminhada é longa para levar voluntariamente um OS fácil, bonito, simples e principalmente com um leve consumo de hardware. Nesta versão atual do sistema (2.2), o usuário não necessitará formatar ou usar scripts para atualização de uma versão subsequente. Foram aplicadas várias mudanças fazendo a comunidade DuZeru crescer com novas ferramentas e recursos.

Entre as principais mudanças são elas a adoção de um repositório definitivo, adotou o novo codinome de Lobo Guará, houve melhorias no instalador, ferramenta de instalador gráfico de Kernel’s, um novo pacote ícones muito bonito, novo tema de janelas, um vasto catálogo de comandos, ferramenta de Bloqueio e desbloqueio de painel do sistema, ferramenta para uso do Kwin no ambiente Xfce, painel de controle substituto do Xfce, novo pacote de papéis de parede, música no início e fim da sessão de usuário, correção de criação de usuários e alteração de horário graficamente e diversos outros recursos.

Todas as ferramentas criadas pelo projeto são disponibilizados o código fonte no Git Hub com licença GPL e prório site como instaladores .deb podendo ser utilizados em outras distros baseadas no Debian com Xfce.

Além do DuZeru convencional, o usuário ainda conta com as opções da versão TI voltada a estudantes e usuários programadores e o EDZ versão educacional voltada a educação de ensino fundamental, O EDZ ganhou um novo site e um curso gratuito preparando Professores, Pais, ou interessados no domínio do sistema e ferramentas educacionais. http://duzeru.org/educa

A versão que testamos foi a DuZeru convencional, ela chama a atenção para alguns detalhes que não passam desapercebido, sua interface padrão é o Xfce mas é notável várias características de outras interfaces como o Gnome e o KDE.

Área de trabalho DuZeru
Área de Trabalho DuZeru 2.2
Whisker Menu do DuZeru 2.2
Whisker Menu do DuZeru 2.2

O sistema une beleza com um pequeno consumo de hardware, o consumo é bem baixo comparado com outras distribuições atuais. 

Duzeru não é só beleza, ele é otimizado para rodar em computadores modestos e sempre com estabilidade e rapidez, o sistema consome apenas 263 MB da memória RAM.

Nautius do DuZeru

O gerenciador de arquivos padrão é o Nautilus na versão 3.14 que contém grande compatibilidade de plugins e ferramentas.

DuZeru 2.2 Control Center
DuZeru Control Center

Foi adotado como padrão para as ferramentas de configuração e administração do sistema, ele substitui o Painel de controle tradicional do ambiente Xfce.

Kernel Install

A ferramenta Kernel install foi criada para o usuário instalar as versões mais recentes do Kernel Linux com apenas alguns cliques.

Duzeru Gnu/Linux

Outra ferramenta simples que merece destaque criada pelo projeto foi o Kwin-Xfce que faz com que o usuário alguns cliques, configure e ative efeitos visuais do Kwin.

O sistema novo, tem em média 2 anos e tem muito a crescer, no Brasil é difícil o desenvolvimento autônomo, sem fins lucrativos de uma iniciativa de SL (Software Livre), mas os poucos colaboradores do projeto firmam o compromisso de levar ao usuário uma boa distribuição baseada no Debian.

http://duzeru.org/blog/

http://duzeru.org/forum/local principal para suporte

http://duzeru.org/software-center-online

http://duzeru.org/doacao/

https://telegram.me/duzerulinux

Baixe o DuZeru e faça o teste você mesmo dê suas sugestões ou criticas para que possamos cada vez mais aprimorar a distribuição.

Baixe através do endereço http://duzeru.org/versoes-do-sistema/

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!