Ubuntu

Como instalar as ferramentas do Ubuntu Studio no Ubuntu “normal”

O Ubuntu Studio é a versão do Ubuntu para produtores musicais, produtores de vídeo e designers gráficos; é o Ubuntu para pessoas criativas, como diz o lema da distro. Ele usa o ambiente gráfico XFCE por padrão e traz uma série de ferramentas pré-instaladas para todas essas finalidades. Hoje você vai aprender a instalar os recursos do Ubuntu Studio no seu Ubuntu “normal” ou qualquer outra versão com interface diferente (Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, etc).

Eis um fato interessante sobre as ferramentas do Ubuntu Studio: Elas estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu através de meta-pacotes, o que significa que é muito fácil instalá-las no Ubuntu ou em qualquer outra derivação como o Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Gnome e por aí vai.

Para completar “a facilidade” do processo, existe um instalador gráfico que permite que você selecione os meta-pacotes individualmente, podendo selecionar o segmento específico que você quer trabalhar, por exemplo: Só programas para trabalhar com vídeo ou só programas para trabalhar com áudio, etc.

Veja agora uma brave demonstração do conteúdo do Ubuntu Studio. (Para acessar a descrição do vídeo clique aqui).

Ubuntu Studio Meta Installer

O Ubuntu Studio Meta Installer é o programa responsável por instalar os pacotes da distro no seu sistema, você encontra ele na Central de Programas do Ubuntu facilmente pesquisando por “Ubuntu Studio” ou, basta clicar no botão abaixo e instalar:

3n2lmtnG92GvCDsy09xFvwNkpsVygdzoqW1GyHlZbrO OLKwc18hpgktwdIvHp7jyVR0tBWh

Quem prefere instalar as coisas pelo terminal pode usar este comando:

sudo apt-get install ubuntustudio-installer -y

O programa vai estar disponível no menu do sistema.

Como utilizar? 

Abra o programa e vai ficar óbvio, você verá as opções para instalar os pacotes para cada segmento:

Ubuntu Studio Meta Installer

Basta marcar a que você quiser e dar um singelo “OK” na parte inferior, veja que é possível até mesmo instalar o Kernel Low Latency no sistema através da ferramenta.

Bom proveito!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!