Sistemas operacionaisSoftwares

GLXOSD – Informações de hardware na tela do seu Linux

FPS, temperaturas, estatísticas de uso, benchmarks e muito mais! Tudo em uma só ferramenta. O GLXOSD é a ferramenta ideal para exibir as informações do seu hardware enquanto você joga no Linux, vamos conhecer a aplicação?

Eu já havia falado dele há algum tempo atrás, você pode ver o post aqui, e na ocasião eu tinha comparado ele com o FRAPS, por conta dos recursos que ele apresentava, mas ele evoluiu e agora ele me lembra mais o MSI Afterburner, sem as funções de Overclock, claro.

Como eu estive testando ele ontem, tem alguns “pulos do gato” que eu quero compartilhar com vocês, no mais, você encontra a documentação dele no site oficial, onde você pode pesquisar e tirar a suas dúvidas.

Como instalar?

Como este é um programa técnico, não vou me deter a mostrar como fazer a instalação das coisas via interface gráfica, como é tradicional em outros tutoriais, porém, se você mesmo assim desejar usar a interface para instalar pacotes e coisas do tipo, recomendo que você leia este artigo e este também.

Para instalar em qualquer versão recente do Ubuntu basta usar um PPA, fique atento para versões de 32 e 64 bits e se você possuir ou não drivers Nvidia proprietários.  Basta copiar o comando adequado para o seu sistema e colar no terminal, pressionar “enter“, digite a sua senha e aguarde a instalação.

Ubuntu de 32 bits

sudo apt-add-repository ppa:nickguletskii200/glxosd -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install glxosd glxosd-libs-i386 -y

Ubuntu de 64 bits 

sudo apt-add-repository ppa:nickguletskii200/glxosd -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install glxosd glxosd-libs-amd64 glxosd-libs-i386:i386 -y

Se você usa drivers proprietários da Nvidia é recomendado instalar desta forma abaixo, sem estes pacotes adicionais alguns games não funcionaram corretamente para mim, especialmente os da Steam.

sudo apt-add-repository -y ppa:nickguletskii200/glxosd && sudo apt-get update && sudo apt-get install -y glxosd glxosd-libs-libsensors-support-amd64 glxosd-libs-libsensors-support-i386 glxosd-libs-nvidia-support-amd64 glxosd-libs-nvidia-support-i386

Se você deseja instalar no Debian ou no SteamOS consulte o manual oficial, você encontra o o código fonte do GLXOSD para compilar para o seu sistema aqui

Como usar?

Depois de instalado o procedimento é simples, em tese basta rodar o comando:

glxosd nome_do_programa

Uma boa forma de testar se ele está rodando adequadamente é usar o terminal e rodar o GLXGEARS, digite no terminal:

glxosd glxgears 

Se o GLXGEARS não estiver presente você pode instalá-lo através do pacote Mesa-Utils:

sudo apt-get install mesa-utils 

Para usar na Steam o procedimento é um pouco diferente, você precisa mudar os padrões inicialização do game e adicionar o seguinte comando:

glxosd --steam %command% 

Com este comando você poderá ver o painel da Steam dentro dos games normalmente pressionando “Shift+TAB”, se você tem a integração do Steam Overlay desligada pode remover o parâmetro:

glxosd %command% 

Você pode ver exemplos destas configurações na página oficial também, lá eles colocam alguns prints. Você pode ver um vídeo que eu fiz usando a ferramenta logo abaixo: 

Fazendo Benchmarks

O GLXOSD tem um recurso muito legal que é um sistema de benchmark. Existem duas teclas de atalho padrão no software, “Shift+F10” ativa e desativa o GLXOSD e “Shift+F9” faz benchmarks.

Para começar um benchmak você deve pressionar a tecla de atalho “Shift+F9” e rodar o game normalmente, jogar por alguns minutos ou algo assim, e para encerrar pressione novamente as mesmas teclas de atalho.

Para analisar o seu benchmark é necessário que você faça upload do arquivo gerado que fica dentro da sua pasta /tmp (acesse pelo seu gerenciador de arquivos) para esta página do site oficial do programa, lá você terá seus gráficos de desempenho sob várias nuances. No vídeo acima eu não mostrei esta parte, pois na época eu ainda não sabia como funcionava, provavelmente farei um novo vídeo sobre a ferramenta no futuro.

Para finalizar, ainda existe uma série de configurações que podem ser feitas em relação ao GLXOSD, como a mudança de fonte, tamanho das mesmas e cores, saiba mais sobre isso aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!