Linux Mint

Linux Mint 18 – Conheça o novo tema e os XApps

O Linux Mint é uma das minhas distribuições Linux favoritas, não estou utilizado ele agora como sistema principal, mas foi com ela que dei meus primeiros passos no mundo Linux e a versão 18 que vem aí está me chamando muito a atenção.

O Linux Min 18, que deverá sair no próximo mês (Junho/2016), porém, ainda sem dia definido, já foi tema do blog por conta das novidades prometidas, você pode ler mais aqui.

Dentre os principais destaques contidos no boletim da distro, estão o desenvolvimento dos chamados XApps, estes aplicativos seriam aplicações “cross interface”, ou seja, serão os mesmos programas que rodarão no Linux Mint 18 Cinnamon, MATE e possivelmente XFCE, aparentemente o KDE ficou de fora, estas que compõe os quatro sabores oficiais do sistema. 

Leia também: Novas funcionalidades do Cinnamon 3.0

De qualquer forma, o “carro chefe” do Linux Mint é o Cinnamon e secundariamente o ambiente MATE, estes Apps são:

– Um player de mídia com base no Totem, chamado XPlayer

– Um editor de texto baseado no Pluma, chamado Xed

– Um visualizador de imagens com base no eog, chamado Xviewer

– Um leitor de documentos com base no Atril, chamado Xreader

XApps - Xed
XApps - Xplayer

Além dos XApps que deverão ser os mesmos em quase todas as versões do Linux Mint, temos a terceira geração do ambiente gráfico Cinnamon, que chega com muitas novidades, mostramos como instalar ele no Ubuntu neste tutorial, porém, a coisa que eu mais estava esperando para ver como estava ficando eram os novos temas, tanto de ícones, quanto o GTK.

Temos aqui duas imagens conceituais do que será o novo Linux Mint.

Linux Mint 18 novo tema
Linux Mint 18 novo tema

Segundo os desenvolvedores do Linux Mint, o novo tema é uma mistura de conceitos do tema GTK Arc e do tema de ícones Moka. Eu gostei muito do visual, e você?

Assim que tivermos mais informações interessantes sobre o novo Linux Mint, você ficará sabendo por aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!