Linux MintNotíciasSistemas operacionais

Linux Mint 18 não trará mais suporte nativo para Codecs Multimídia

Umas das características que fez o Linux Mint se popularizar como “melhor distribuição Linux para iniciantes” era o conceito “Out of the Box“, o que significa, “trocando em miúdos”, que assim que a instalação terminava você simplesmente usaria o sistema sem precisar configurar mais nada, ou configurando apenas aquilo que você gostaria de mudar, de qualquer forma, já poderia assistir filmes, ouvir músicas, etc. Bom, isso não vai mais acontecer. 

O motivo para mudança é simples: Trabalho. Segundo a equipe do Mint eles gastavam muito tempo empacotando ISOs com e sem Codecs Multimídia e em versões OEM para 4 versões diferentes do Linux Mint, cada uma com uma interface (Cinnamon, MATE, KDE e XFCE), fora isso, ainda existem as restrições legais que impedem disponibilizar o sistema em alguns países simplesmente por conta das licenças dos Codecs, é por este motivo que o Ubuntu não traz Codecs Multimídia “de fábrica”.

Economia de espaço nos servidores, economia de tempo, pois são menos ISOs para testar e uma maior possibilidade de distribuir o sistema em qualquer lugar, esta é a razão. No entanto, assim como no Ubuntu, será possível instalar estes Codecs Multimídia no Linux Mint, o usuário não ficará desamparado, isso será feito de uma maneira muito simples mas ainda não definida, talvez com uma caixa de seleção para instalar os Codecs na hora de instalar o sistema (como o Ubuntu), talvez como uma opção dentro do próprio sistema, ainda não se sabe.

O que se sabe é que o Linux Mint não trará mais Codecs nativamente.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!