Ubuntu

Tema Mac OS X para Ubuntu 16.04 LTS

Vamos deixar o seu Ubuntu com a cara do Mac OS X El Capitan?  O tema do Mac é muito popular, existem muitos usuários que gostam de utilizá-lo, vamos aprender a instalar na versão mais recente do Ubuntu?

Eu não costumo usar temas que mudem tão drasticamente o visual do sistema, ultimamente tenho ficado com o tema Numix, apenas no GTK, os ícones continuam os mesmo (antigos) que são padrão do sistema. Admito, em termos de design o Mac OS X é de encher os olhos, especialmente para quem nunca o utilizou ou utilizou um tema dele, mas assim como tudo, até mesmo o tema do Mac pode te cansar, mas até lá, que tal dar uma modificada no visual do seu Ubuntu para ter uma experiência visual mais parecida com o El Capitan?

Ubuntu com tema Mac OS X
Ubuntu com tema Mac OS X
Ubuntu com tema Mac OS X

Do que vamos precisar?

Essa é fácil, vamos precisar o Unity Tweak Tool e… bom, acho que é só ele mesmo, o resto podemos fazer facilmente sem mais programas. Para instalar o Unity Tweak Tool no seu Ubuntu consulte este artigo, ou simplesmente procure pela ferramenta na Central de Programas.

Ah!!! Precisamos mover a barra do Unity para baixo também! A Dock do Mac normalmente fica na parte inferior, então dê uma olhadinha aqui para aprender a fazer isso, ou, se você preferir, você também pode simplesmente ocultar a barra do Unity e usar outra dock no lugar, como a Plank, a mesma do elementary OS.

Os temas e os ícones

No fim das contas são os temas e ícones que vão dar a cara de Mac para o sistema e temos que agradecer aos nossos amigos do NoobsLab pelos pacotes, vamos agora instalar eles no seu computador.

Antes de mais nada adicione o seguinte repositório PPA: ppa:noobslab/macbuntu

– Para aprender a instalar um PPA SEM usar comandos clique aqui.

Vamos fazer o procedimento pelo terminal por ser mais rápido:

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/macbuntu -y && sudo apt-get update

Com este comando abaixo você instala o tema de ícones:

sudo apt-get install macbuntu-os-icons-lts-v7

E com este comando você instala o tema GTK:

sudo apt-get install macbuntu-os-ithemes-lts-v7

Depois disso você já terá o seu tema instalado, bastando agora configurá-los através do Unity Tweak Tool. Na sessão de “Temas” selecione em “ícones” o tema “Macbuntu-os” (existe uma outra opção também, você pode escolher a que achar melhor).

X0e0jyDSwUd9Bhve IYc7Lr2MBG4obc6fx Kz7XX NxVgwx8pPLLchLnx6WWlrSNa358MATNIErNtm5l3GVtOB gMB QACsdblffsLMSQr5o6StJdLF0aqDS3OhGkCKkV5ifGrbt

E na sessão “Tema” selecione “Os x el capitan”, você verá a mudança nos temas das janelas instantaneamente, porém, para que todos os ícones fiquem com o padrão do novo tema poderá ser necessário encerrar a sua sessão e logar-se novamente.

MaS3kXB4yiBXQ SX5GH9qJQtyOvLeh10DylQHNusjsj21XCfeIqyltp

Quando você ativa estes temas, automaticamente você ativa o tema Mac para os cursores também, então se você quiser removê-lo basta rodar o seguinte comando:

cd /usr/share/icons/mac-cursors && sudo ./uninstall-mac-cursors.sh

Caso você não queira mais usar este tema, basta ir até o Unity Tweak Tool e mudar para o que você quiser, para remover os temas use os comandos:

sudo apt-get remove macbuntu-os-icons-lts-v7 macbuntu-os-ithemes-lts-v7 -y
sudo add-apt-repository -r ppa:noobslab/macbuntu

Você pode encontrar mais informações e mais opções de personalização no site NoobsLab

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!