AplicativosNotícias

WhatsApp será bloqueado novamente, entenda a situação

A justiça brasileira determinou que o popular aplicativo WhatsApp deverá ser bloqueado por até 72 horas caso a empresa não cumpra uma ordem judicial. #elávamosnós 

Mais uma vez a justiça brasileira tenta bloquear o uso do WhatsApp, esta não é a primeira vez que isso acontece, e cá entre nós, “do jeito que a banda toca” por aqui não vai ser a última também. A medida atual impede o uso do App por 72 horas à partir das 14 horas desta segunda-feira.

Quem definiu o bloqueio foi o juiz Marcelo Montalvão do Sergipe, por conta dela as principais operadoras do Brasil serão obrigadas a bloquear o uso do aplicativo sob o risco de receberem uma multa diária de 500 mil reais. Da última vez que isso aconteceu, uma outra medida liberou o acesso ao App em algumas horas, vamos ter que esperar para ver o que acontece desta vez.

O motivo

Bom, o motivo é basicamente o mesmo da outra vez. A justiça quer ter acesso ao conteúdo de mensagens de alguns usuários específicos, segundo a mesma, no intuito é de desvendar um caso envolvendo tráfico de drogas e o WhatsApp estaria “negando-se” a fazer isso.

O WhatsApp já se pronunciou sobre isso alegando que simplesmente não pode fazer nada à respeito por um simples motivo: Nenhuma mensagem é armazenada nos servidores da empresa e para completar, recentemente o App adotou um sistema de criptografia ponto-a-ponto que dificulta ainda mais saber o conteúdo das mensagens, o WhatsApp alega simplesmente não ter as informações que o governo brasileiro quer. 

O uso de VPN

Se você foi um dos que vivenciou o bloqueio do WhatsApp por algumas horas no ano passado e já virou um “ninja da tecnologia” e saiu usando VPN “à torto e direito”, vai com calma jovem, muita calma…

Eu vi muita gente usando VPN achando que estava segura, muitas vezes sem nem mesmo saber “o que ser” uma VPN… pressiona um botãozinho e o “Whats” voltava a funcionar sem maiores problemas, parecia mágica…  mas cabe aqui um alerta que e vou deixar com o meu amigo  André Noel:

Para saber como usar VPN consulte o nosso artigo (do ano passado) que te dá algumas dicas sobre o assunto.

Uma outra solução é usar o Telegram, no ano passado o App ganhou muitos adeptos por conta dos problemas no WhatsApp, ele continua funcionando muito bem e tem até um App para computador que funciona sem a necessidade do Smartphone estar conectado na mesma rede.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!