EditorialSistemas operacionais

3 distribuições Linux para substituir o Ubuntu no computador de iniciantes

Ao longo do tempo o Ubuntu acabou ganhando muita relevância no mundo da tecnologia em geral, não somente no mundo Linux, isso fez com que ele fosse a primeira opção de muitas pessoas que estão iniciando neste mundo.

Como era de se esperar, ele não agrada a todos e por isso hoje vamos conhecer três alternativas interessantes de distribuições que podem ser usadas por leigos sem muitos problemas no lugar no Ubuntu.

A maior parte das distribuições Linux são projetos extensos, muitas vezes com várias versões diferentes. O Ubuntu por exemplo possui versões com praticamente todas as interfaces populares, tem aplicação em servidores, dispositivos móveis e “internet das coisas”, por conta disso, quero deixar claro que não vou sugerir as derivações oficiais do Ubuntu com outras interfaces aqui, apesar de que elas são, efetivamente, uma opção para você que não gosta do Unity.

A ideia é mostrar outras distros que tem a intenção de trabalhar com usuário “comum”, da mesma forma que o Ubuntu, mas que são produzidas longe da Canonical.

Linux Mint – A opção óbvia

Linux Mint é uma boa alternativa ao Ubuntu

Muita gente vai achar que o Mint nem precisaria estar na lista, afinal a presença dele é um tanto quanto óbvia, mas é justamente por isso que ele não poderia ficar de fora.

 O Linux Mint é apenas “um pulinho” do Ubuntu, uma vez que a distribuição é baseada sempre na LTS mais recente do sistema da Canonical, o que faz com que o mesmo tenha compatibilidade do Ubuntu na maior parte das aplicações, sem deixar de criar muitas soluções próprias para configurações e customizações.

Leia também: Linux Mint 18 vem aí

Assim como o Ubuntu, o Linux Mint também tem muitas variações. O sistema possui versões com 4 interfaces gráficas diferentes (Cinnamon, MATE, KDE e XFCE) e além disso, o Mint também possui uma versão baseada no “Debian Stable”, chamada “Linux Mint Debian Edition”, ou simplesmente, LMDE.

Por estes motivos eu acredito que o Linux Mint não só seja uma das melhores opções para iniciantes, como uma das melhores alternativas ao Ubuntu de maneira geral para ser utilizado no seu computador pessoal.

Baixe o Linux Mint

Manjaro Linux – Facilidade fora da base Debian

Manjaro Linux

Se a sua intenção é circular fora da base .deb (ou até mesmo .rpm), certamente o Manjaro Linux é uma excelente opção. Particularmente, gosto mais da versão KDE do Manjaro, acho ela a mais bonita de todas, porém, como o Ubuntu (talvez até mais), o Manjaro Linux possui uma série de versões comunitárias e oficias com, me arrisco dizer, literalmente todas as interfaces gráficas existentes. Sendo assim uma alternativa ao Ubuntu muito interessante.

O Manjaro é baseado no popular Arch Linux, isso garante que a distro tenha algumas características interessantes, como acesso ao repositório AUR, que pra mim é um dos grandes diferenciais; no AUR você consegue encontrar praticamente todos os programas disponíveis para Linux, salvo algumas exceções.

Apesar de eu gostar da versão com KDE, a versão principal, digamos assim, do Manjaro é a versão com XFCE, a qual eu fiz uma review há algum tempo, você pode conferir o vídeo logo abaixo.

O Manjaro, independente da versão, também tem uma série de ferramentas que visam facilitar a vida do usuário comum, como ferramentas para instalação de drivers proprietários e até mesmo manipulação de Kernel.

Outra distro interessante com um conceito parecido ao do Manjaro e também baseada no Arch Linux é o Antergos

Há uma interface gráfica para gerenciar os programas que se assemelha ao Synaptic, ferramenta popular da base Debian, não tendo por padrão uma Central de Programas como a do Ubuntu; com um pouco de atenção e um pouco de estudo, isso não deverá ser um empecilho. Outro ponto interessante é que o Manjaro é uma distribuição Rolling Release, ou seja, você instala uma vez e simplesmente vai atualizando.

Entenda melhor o que é uma distro Rolling Release

Leia também: Como transformar o Ubuntu em “Rolling Release” 

Se interessou pelo Manjaro? Então você pode baixar, testar e depois nos contar o que achou dele.

Manjaro Linux Download 

Korora Linux – Um Fedora ainda mais fácil

Korara Linux alternativa ao Ubuntu

Eu estava pensando em indicar o Fedora aqui, e eu até iria fazer isso, não fosse a existência do Korora.

Não vejo muita gente falar sobre esta interessante distribuição Linux baseada no Fedora, não sei bem o motivo, afinal ela tem vários atrativos. Se você conhece bem a relação entre Ubuntu e Linux Mint, será simples explicar a proposta do Korora:

“Assim como o Fedora está para o Ubuntu, o Korora está para o Mint.”

O Korora cumpre muito bem o papel de deixar o Fedora ainda mais fácil, querendo ou não, o Fedora é uma distribuição “purista” e não possui muitas ferramentas facilitadoras de configurações nativamente, como aplicações para instalar drivers de vídeo, já o Korora possui estas funcionalidades.

Assim como o Fedora, o Korora foca no ambiente Gnome, porém, da mesma forma que o Fedora que possui suas Spins com variações de interface, o Korora também disponibiliza ISOs com ambientes diferentes:

– Cinnamon

– Gnome Shell

– KDE Plasma

– XFCE

– MATE

Ainda não temos uma review em vídeo do Korora, mas em breve ele deve aparecer, por hora, para saber mais sobre o sistema e também fazer o download da distro acesse este artigo do blog Diolinux.

Por ser baseado no Fedora, uma distro muitíssimo popular e tradicional, e trazer ferramentas facilitadoras, o Korora é uma das principais opções para substituir o Ubuntu para quem quiser sair da base .deb e não quiser entrar no mundo Arch com o Manjaro Linux.

Existem outras opções?

Certamente! O que não falta são opções no mundo Linux! Então você pode ficar à vontade para dizer quais são as suas distros preferidas que podem substituir o Ubuntu em um computador de um leigo ou usuário comum.

O espaço dos comentários do blog está aberto para a sua opinião.

Até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!