Sistemas operacionais

Linux sendo usado para produção musical? Conheça o projeto Net Interativa

Um dos objetivos do blog Diolinux é mostrar como o Linux pode ser uma solução eficaz para “pessoas comuns”, que usam o sistema para finalidades completamente diferentes das que os profissionais de T.I. costumam utilizar. Eu tenho o maior prazer de apresentar o projeto de dois amigos pessoais que usam o Linux para a produção de música.

Quem acompanha o nosso canal no YouTube talvez lembre que há alguns dias eu fiz um vídeo falando sobre como é importante nós sermos fãs dos nossos amigos e apoiar os bons projetos que estão a nosso redor, se você não viu o vídeo em questão, ele está logo abaixo:

Pensando como eu poderia tentar colocar em prática um pouco mais do que eu tinha comentado no vídeo é que surgiu a ideia de fazer um DioCast com o pessoal do canal Net Interativa.

O Net Interativa é um projeto de dois amigos meus, eles moram na mesma cidade que eu moro e eu os vejo com um certa regularidade até, porém, a cidade onde moramos não enaltece o tipo de cultura e conteúdo musical que eles produzem, aliás, acredito que em boa parte do Brasil seja assim, por isso, nada melhor do que mostrar o trabalho deles para vocês, que em alguns casos, me acompanham há muitos anos, algo que eu considero realmente de qualidade.

E um diferencial legal de toda essa história? Eles usam Linux para a produção do conteúdo, bacana né? 🙂

Veja um exemplo de um dos vídeos produzidos por eles:

Do uso no dia a dia, de forma bem simples, como usuários comuns, até mesmo na faculdade de engenharia, caso do Matheus, um dos integrantes do DioCast que você pode ver mais abaixo no texto, até a produção dos vídeos, passando por captura e tratamento de som e edição de vídeos, tudo feito usando softwares open source ou que rodem no Linux nativamente.

Particularmente, me orgulho muito de ver este tipo de iniciativa acontecendo, pessoas “comuns” utilizando Linux para coisas “comuns”, acho que estamos em um momento em que Linux no Desktop é para qualquer um, não precisa ser técnico, não precisa ser um “entendido”, basta querer aprender algo novo.

Deixo agora com vocês o episódio completo do DioCast  com o pessoal do Net Interativa, com participação do meu amigo Gabriel da Costa, talvez você o conheça do canal Toca do Tux, ele também é uma peça importante dos bastidores do Diolinux, como esse vídeo se trata de, além de Linux e música, amizade, fica aqui o meu muito obrigado pela dedicação de todos os que mantém esse projeto em pé junto comigo, juntos somos mais fortes.

Dicas:

– Como se trata de um conteúdo “podcast” você pode deixar o vídeo rolando em uma aba do seu navegador e fazer outras coisas, tirando pequenos trechos de clipes que aparecem no início do vídeo e perto do final, você não perderá nada visual importante.

– Você também pode baixar o conteúdo para ouvir no seu carro, Smartphone ou onde mais você quiser.

– Não esqueça de se inscrever no canal do Net Interativa, vamos dar uma força pra essa galera que se esforça pra trazer música de conteúdo e bem produzida, ainda mais usando Linux como plataforma.

Até mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!