Screenkey - Programa para exibir as teclas pressionadas
Sistemas operacionaisSoftwares

Screenkey – Programa para exibir as teclas pressionadas

Qualquer um que tenha dado aula ou gravado um tutorial para a internet vai achar essa ferramenta fantástica como uma auxiliar para o ensino. 

O Screenkey permite que toda tecla que você pressione apareça na tela do seu computador para que quem esteja assistindo possa compreender facilmente que tecla de atalho você está usando.

Olhando para a imagem acima você pode ter uma ideia de como o programa funciona, quando você pressionar alguma tecla, uma barra na cor preta semi-transparente irá se sobrepor mostrando quais as teclas você pressionou, isso vale para teclas de atalho também.

Este tipo de recurso é útil em meio educacional principalmente, onde você está ensinando um programa complexo, que tenha uma série de teclas de atalho, ou para fazer alguns tipos de vídeo aulas.

Como instalar e usar

O Screenkey pode ser obtido no repositórios de todas as distribuições Linux praticamente, por conta disso, vale a pena consultar o repositório da sua distro, como o enfoque do blog repousa sobre o Ubuntu e derivados do sistema o tutorial seguirá à partir de agora mostrando como fazer a instalação no sistema da Canonical.

Como o Screekey está no repositório da distro, basta clicar no botão abaixo para instalar:

Para quem prefere fazer instalações pelo terminal, basta rodar o seguinte comando:

sudo apt-get install screenkey

Para rodar a aplicação é muito simples; depois de instalado você encontra o ícone do Screenkey no menu do sistema, outra forma de rodá-lo é pressionar “Alt+F2” e digitar “screenkey“. 

Pela minha experiência, após clicar no ícone do programa, ele demora até uns 7 segundos para iniciar, depois disso ao digitar qualquer tecla, elas já serão mostradas.

Para fechar o programa é necessário finalizá-lo através do “Monitor do sistema“:

Finalizando o programa

E aí, curtiu a dica? Aproveite para ajudar mais pessoas compartilhando este artigo com seus amigos.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!