Notícias

Menos de 15 Reais: O Smartphone mais barato do mundo é Indiano

Agora que os Smartphones estão consolidados como uma das principais formas de acesso a internet, certamente eles podem ser considerados como fatores de inclusão digital, pensando nisso é que uma empresa indiana chamada Ringing Bells vai produzir Smartphones de baixíssimo custo para serem vendido a pessoas com poder aquisitivo reduzido.

A Ringing Bells anunciou ainda no início deste ano o que seria o “Smartphone mais barato do mundo”, depois de um tempo de desenvolvimento, finalmente os aparelhos que custam 251 rúpias, moeda indiana, algo em torno de R$ 12,50 atualmente, estarão disponíveis para o público.

O aparelho é o “Freedom 251”, que claramente tem um inspiração em seu design com base no Smartphone da Apple, o iPhone. 

Segundo o CEO da empresa, Mohit Goel, a Ringing Bells já tem 200 mil unidades prontas para distribuição, sendo que a mesma começará no dia 30 deste mês.

Por um valor tão baixo, você pode se perguntar qual seria o hardware do Freedom 251, não é verdade? Veja só:

  • Processador single core de 1,3 Ghz
  • 1 GB de RAM
  • 8 GB armazenamento interno (extensível até 32 GB via cartão SD)
  • Câmera traseira de 8MP
  • Câmera frontal de 3.2 MP
  • Bateria de 1800 mAh
  • Android 5.1 Lollipop

Viu só? Tudo isso por menos de 15 reais! É claro que é um ótimo hardware; com o maior custo benefício da história sem dúvidas. Mas temos uma curiosidade à respeito do assunto que não pode ser ignorada.

Os especialistas dizem que não é possível produzir um Smartphone tão barato (na verdade não precisa ser muito especialista pra constatar isso…) e de fato, a Ringing Bells admitiu que ao cobrar 251 rúpias por aparelho, a empresa estará tirando do próprio bolso cerca de 140 rúpias para pagar a produção do mesmo, ou seja, o aparelho dá prejuízo.

Pra mim as contas não fecham muito bem, mas a ideia da Ringing Bells é ganhar dinheiro com enormes quantidades de vendas, eles parecem estar tão otimistas com o modelo de negócio que estão pensando em lançar em breve um TV com tela de LED de 32 polegadas e que custaria em torno de R$ 496,00 ou aproximadamente 10 mil rúpias.

Certamente isso trará a possibilidade de várias pessoas terem acesso a um Smartphone, a questão é, por quanto tempo essa brincadeira vai durar? Será que empresa vai conseguir se manter? Vamos torcer para que sim, isso seria só mais uma forma de mostrar que um iPhone ou um Galaxy S.x não vale tudo o que custa, especialmente no Brasil.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!