Windows 10 vs Ubuntu 16.04 LTS: OpenGL vs Vulkan em testes de Benchmark com placas AMD - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Windows 10 vs Ubuntu 16.04 LTS: OpenGL vs Vulkan em testes de Benchmark com placas AMD

Testes de benchmark entre Windows e Ubuntu com OpenGL, DirectX e Vulkan

segunda-feira, 13 de junho de 2016

/ por Dionatan Simioni
É sempre bom termos uma noção da evolução dos sistemas e de como eles se comportam em circunstância 

Ubuntu vs Windows




A Phoronix realizou mais um de seus testes e nos mostrou a diferença de desempenho entre Ubuntu e Windows. A ideia era testar o desempenho gráfico com placas Nvidia e AMD, tanto rodando no sistema da Microsoft, quanto no da Canonical, comparando o desempenho utilizando as APIs gráficas da atualidade.

O hardware utilizado foi: Um processador Intel Xeon E3-1280 v5 Skylake, placa mãe MSI C236A Workstation, 16GB de memória RAM DDR4-2133MHz e um SSD Samsung 850 de 120GB. 

Dentre as placas de vídeo temos R9 285, R9 290 e R9 Fury. No Windows foi utilizado o Radeon Software Crimson Edition 16.4.1 e no Ubuntu foi utilizado o AMD GPU-PRO com suporte Vulkan,ambos os sistemas de 64 bits.

Foi testado no Windows com DirectX e Vulkan e o Ubuntu com OpenGL e Vulkan. O game utilizado foi o "The Talos Principle", um dos poucos multiplataforma com suporte ao Vulkan, usando uma resolução de 3840x2160.

Windows 10 vs Ubuntu 16.04

Windows 10 vs Ubuntu 16.04

Como podemos observar, a diferença de Windows e Ubuntu quando o Vulkan é utilizado é muito pequena, provavelmente a diferença se deve à otimização dos drivers da AMD, quando se fala em DirectX vs OpenGL, neste caso, a diferença é muito maior.

Esse tipo de teste nos mostra o quanto o Vulkan pode equilibrar as coisas no mercado de games; interessante, não? O que você achou?

Mais informações: Phoronix
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo