TutoriaisUbuntu

Como instalar de Ubuntu Minimal – Tutorial passo a passo

O Ubuntu possui muitas nuances diferentes para todos os tipos de usuários, certamente é  uma das distribuições Linux mais abrangentes, e um de seus modos de instalação, a dita “instalação mínima”, onde você baixa apenas a base do sistema (cerca de 56 MB) e instala todo o restante como desejar à partir daí é um dos mais interessantes. Veja agora como instalar o Ubuntu Minimal na sua máquina.

Como eu estava dizendo, o Ubuntu é uma distribuição Linux versátil, tanto que recentemente ele até extrapolou o Linux e ganhou uma versão com Kernel BSD também.

Além do Ubuntu BSD, há também a opção de instalar o Ubuntu apenas com Software Livre, usar o Ubuntu no formato Rolling Release, ou usar o Ubuntu com pacotes antigos em versões que atualmente não tem mais suporte com o repositório Old Releases, além de todas as variações com interfaces gráficas diferentes, que você pode conferir as reviews…

Ubuntu 16.04 LTS (Unity)

Xubuntu 16.04 LTS

Ubuntu Gnome 16.04 LTS

Lubuntu 16.04 LTS

Kubuntu 16.04 LTS

Ubuntu MATE 16.04 LTS

Ubuntu Budgie Remix

Ubuntu Studio 16.04 LTS

… e é claro, existe o modo de instalação tradicional, onde você instala o sistema para o seu uso pessoal, caso você tenha alguma dúvida, consulte o seguinte material:

Como instalar o Ubuntu no seu computador – Tutorial passo a passo

Como fazer dualboot do Ubuntu com o Windows 10

É claro que o modo de instalação que você vai conhecer agora é totalmente diferente de qualquer um que nós  tenhamos comentado até então.

O que é o Ubuntu Minimal?

Um sistema baseado em Linux pode ser dividido em várias camadas, simplificando um pouco as coisas, nós temos 3: O Kernel, o núcleo do sistema, que é o que efetivamente chamamos de “Linux”, a interface com o usuário e as aplicações.

Veja também: SUSE Studio, crie o seu próprio sistema com base do openSUSE

O Ubuntu Minimal é basicamente o Kernel do Ubuntu com seus repositórios e um instalador gráfico simplista que permite que você instale o Ubuntu sem interface gráfica e sem programa algum no seu computador, o intuito é que você mesmo monte o sistema como quiser, de uma forma parecida com que os usuários de Arch Linux fazem, se assemelhando mais ao Debian netinstall.

Por que o Ubuntu Minimal pode ser uma boa opção para você?

Se você é o tipo de usuário que quer simplicidade e quer poder escolher cada pacote que fará parte do seu sistema, montando sistemas básicos para determinadas tarefas e ainda utilizar a distribuição Linux Desktop mais famosa e com uma ampla gama de softwares e repositórios de terceiros, mantendo a boa e velha compatibilidade com os pacotes .deb, essa sem dúvidas é uma boa opção.

Fora isso, pode ser um aprendizado para você, ao instalar o sistema desta forma, assim você vai entender melhor o que cada pacote e programa faz no seu Ubuntu.

Onde baixar o Ubuntu Minimal?

O Ubuntu Minimal pode ser baixado nesta página, escolha a versão e arquitetura que você desejar e baixe a ISO, ela terá um tamanho muito pequeno, normalmente menos de 60 MB, não se espante, é só isso mesmo!

Para instalar o Ubuntu à partir da imagem mínima, eu recomendo a utilização de um pen drive, qualquer outro tipo de mídia (CD/DVD) me parece desperdício, ainda mais devido ao tamanho do arquivo.

Veja também: Como criar um pen drive bootável do Ubuntu

Caso o Unetbootin não funcione corretamente para você, tente usar o Multisystem. Depois do seu pen drive preparado, é hora de começar a instalação, espete ele no seu computador e configure a máquina para dar boot pelo dispositivo móvel desejado, à partir de então a instalação vai se iniciar.

Nós preparamos um vídeo para facilitar a sua vida com a instalação do Ubuntu Minimal, confira: 

Gostou do material em vídeo? Então clique no botão acima para se inscrever gratuitamente no nosso canal no YouTube e receber os vídeos novos conforme eles forem saindo, temos vídeos todos os dias às 19 horas.

Curtiu o Ubuntu Minimal? Deixe a sua opinião nos comentários e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!