TutoriaisUbuntu

Como instalar o Ubuntu por Pen Drive com o Unetbootin

Instalar sistemas operacionais Linux por um pen drive, além de prático, é muito fácil. Hoje você vai aprender a instalar o Ubuntu através de um simples pen drive e também vai aprender a configurar a persistência para poder usar o pen drive como um sistema operacional portátil.

A ideia deste post é na verdade reescrever, com maior qualidade, um antigo post aqui no blog que tem a mesma proposta e contém um vídeo antigo, um dos primeiros que eu fiz para o YouTube (do tempo que eu era magro ainda), que ainda é funcional, mas realmente, precisava de uma atualizada.

Como formatar o seu computador com o Ubuntu através de um pen drive?

Usar um pen drive para formatar o seu computador no lugar de um CD ou DVD tem algumas vantagens claras. Você tem maior velocidade de instalação, não precisa gastar dinheiro com mídias, afinal, você vai poder reaproveitar o seu pen drive depois para qualquer outra coisa, e o mais interessante, você pode até usar apenas o pen drive como armazenamento e carregar o seu Ubuntu no bolso para onde você quiser.

Preparando o pen drive

O primeiro passo é preparar o seu pen drive para que ele possa ser utilizado na instalação, eu recomendo que você use um Pen Drive de pelo menos 2 GB para fazer a instalação do Ubuntu, porém, se você deseja usar o sistema através do pen drive no modo persistência de dados, o quanto maior ele for, melhor, certo?

Você também precisa formatar o seu pen drive para um sistema de arquivos que permita que seja dado boot por um dispositivo móvel, como o FAT32, você pode fazer isso através do Gerenciador de Discos do Ubuntu, ou através da ferramenta de formatação do Windows, selecionando o sistema de arquivos que você deseja.

Formando um pen drive Linux

Veja o vídeo: Como formatar um pen drive no Ubuntu

Formatando pen drive no Windows

Depois de formatado, chegou a hora de utilizar o Unetbootin para mandar o Ubuntu para o seu pen drive.

Como instalar o Unetbootin

O tutorial tem o foco no Ubuntu, porém, este mesmo procedimento pode ser utilizado para praticamente qualquer distribuição, basta você procurar o Unetbootin no repositórios do seu sistema. O Unetbootin também está disponível para Windows e Mac OS X, além de todas as distribuições Linux, você pode usar ele para mandar qualquer distro Linux para o pen drive, não somente o Ubuntu, menos o openSUSE.

Para instalar o Unetbootin no Ubuntu é muito simples, basta clicar no botão abaixo.

apt://unetbootin

Você também pode pesquisar pelo Unetbootin na Central de Programas, ou ainda utilizar o terminal:

sudo apt-get install unetbootin

Depois de instalado, você vai encontrar o Unetbootin no menu do seu sistema, ao abrir, será pedido a sua senha de root para poder utilizá-lo, digite e você verá uma imagem semelhante a essa:

Unetbootin

1 – Nesta primeira opção você pode selecionar uma distribuição para o Unetbootin baixar.

2 – Nesta opção, você seleciona a versão que você quer que o Unetbootin baixe.

Sim, caso você não tenha percebido, o Unetbootin é capaz de baixar para você as distribuições, eu raramente utilizei esta opção, sempre preferi baixar a ISO do site da distribuição que eu queria colocar no pen drive, então, se você fizer o mesmo, provavelmente você nunca usará estas duas primeiras opções.

3 – Se você vai utilizar uma ISO baixada previamente para fazer o seu pen drive bootável, você deve marcar esta opção.

4 – Selecionando a opção 3, na 4 você deve clicar no botão com reticências e selecionar o arquivo ISO que você quer colocar no seu pen drive.

unetbootin
Unetbootin Ubuntu

5 – Nesta região você escolhe o tipo de dispositivo que será utilizado para criar o a unidade bootável.

6 – E nesta opção você escolhe o dispositivo em específico.

Depois de selecionada a ISO, como na imagem acima, você ainda pode colocar uma certa quantidade em MB na opção “Espaço usado para preservar os arquivos nas reinicializações“, é nesta opção que você pode criar um pen drive com persistência de dados, obviamente, quanto maior o seu pen drive, mais espaço você pode destinar para esta funcionalidade, lembre-se de subtrair o tamanho da ISO que você está colocando do tamanho do Pen Drive, por exemplo:

Se você está usando um pen drive de 8GB para colocar o Ubuntu 16.04 LTS, você pode deixar 4, ou 5 GB para arquivos de persistência (lembre de colocar estes valores em MB), esse espaço será utilizado para salvar documentos que você utilizar através do pen drive e poderá ser utilizado também para instalar alguns programas se você quiser, ele será basicamente o seu “HD”, de forma que você pode espertar este pen drive bootável em vários computadores diferentes e ter o mesmo sistema operacional, com arquivos e programas que você instalou.

Mesmo que você não utilize o pen drive desta forma, eu recomendo colocar pelo menos uns 500 MB para fazer o pen drive bootável com o Ubuntu no Unetbootin, pois assim, o sistema pode baixar alguns arquivos de tradução e ter um espaço para cache, se você for utilizar ele em live para testar antes de fazer a instalação.

Clique no “OK” para prosseguir.

nYlmiq3ebvc7i6I1jslOMIYYcpcsiZcMMBNTUBaiAb3FuWPkvdDTWstiX ZRYcGwgpb7kEF5jKtGqFz4 XqIzZar54XT72dFZvy7IY3mtiSEcJU66q4PI7e92Evjlv9LkhNYGYUh

Agora você só precisa esperar, ao chegar perto do final do processo, a barra de progressão ficará parada em um determinada porcentagem enquanto passa o arquivo “squash”, que é um pouco maior que os demais, isso é normal, não se preocupe, apenas aguarde.

Unetbootin

Depois do fim do processo, o Unetbootin vai te pedir se você deseja reiniciar o computador agora para fazer a instalação do sistema nele ou se você quer sair do Unetbootin, então aqui depende do que você quer fazer.

Eu normalmente clico no “Sair”, independente do que eu vá fazer.

Curtiu a dica? Espero que agora você consiga instalar o Ubuntu através de um pen drive, ou outra distribuição, no seu computador sem problemas! 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!