TutoriaisUbuntu

Como reportar bugs específicos no Ubuntu

Todos os sistemas tem seus problemas e algumas distribuições Linux possuem serviços para reportar bugs de maneira geral, como o Apport do Ubuntu, que aparece quando o próprio sistema detecta alguma instabilidade, além disso, normalmente os próprios programas tem seus próprios serviços de reportar bugs individualmente, porém, você pode estar enfrentando um bug peculiar que não atinja muitos usuários em uma situação específica. Hoje você vai aprender a reportar bugs de uma maneira simples para ajudar a melhorar o Ubuntu.

Se você é um usuário comum do Ubuntu e deseja ajudar a melhorar o sistema, sempre que uma mensagem de erro aparecer, basta clicar em reportar, porém, se você tiver um pouco mais de conhecimento, talvez você pode ajudar de uma forma um pouco mais incisiva. 

Leia também:  Como desabilitar o System Error Apport do Ubuntu

Para “reportar bugs like a boss” você precisa abrir o terminal, ou apertar Ctrl+F2 para abrir a caixa de diálogo de execução e digitar:

apport-bug

Depois de você digitar isso e pressionar a tecla “enter”, uma pequena janela vai se abrir com algumas opções, mesmo com o sistema em Português, essas opções aparecem em Inglês, o que pode dificultar a vida de alguns, mas com um pouco de paciência, mesmo não falando/entendendo o idioma, você conseguirá reportar o problema que estiver enfrentando.

Vamos dar um exemplo:

Ao abrir o “bug reporter” você verá várias opções para segmentar melhor o problema que você está tendo, procure selecionar exatamente o tipo de problema que você quer reportar, no exemplo, vou simular um problema de som, então selecionarei a opção “Sound/audio related problems“, basta selecionar a opção e clicar no botão “OK“.

TL5FYi 0BsG4iRKp5Ia FkpqUcx2qBuL52x3gRBkHsw7NtVCXeTmY hMJrv5zV54NMhrniZO9SPgb6aHt9y957bi2qTEuCS2Im9fNsQNB4mZFL0iIBy39nmKoH2 HknHbjQbAvz

Independente da categoria que você escolher, o Apport-Bug vai procurar especificar o máximo possível o problema no intuito de facilitar a vida de quem for corrigir, na imagem abaixo por exemplo, ele vai pedir para que eu selecione qual dispositivo de áudio não está funcionando corretamente. Funciona da mesma forma que a etapa anterior, selecione e clique no “OK”.

mCjbc6FaasOM7qDI76tAhO87zLOwEKRAmo9VAOYmUg6cd49cS6QI0UjhDS9ABRfcuZ4Qf4a2CB06cIeqnQIDE2iB4c2S92dN6qHRVsdDDacOBy0FkppIOCN1 j2uzjfFKvNrLAfl

Especificando o problema um pouco mais.

hXEkKk8vVFPLbU3sPCFGPWv1NgXffTQjzmY9sA B2iWL14JqFaf7BR0NE88OqhGsh MCqKf70 TDwpl0CVuL6JT4dO 9in8ty 1

Neste caso de exemplo, reportando um problema de som, o Ubuntu fez um pequeno teste com tons de áudio, que funcionou perfeitamente, porém, mesmo assim eu cliquei na opção “Não”, indicando que o problema continuava e isso nos leva até a próxima tela onde você poderá ver um resumo de bug antes de enviá-lo.

tM2SxsLl5Hdz8tsMxVmacxux tAgpi7AW58tv53ALRHzFP0cqxxnIxbIU0Bc jxYUzslWq3Y Kbg JwWb
Bk LcgzzrVxh3pXzom41byLV BvKVspOMssJ0uI5IJWte bAy34SAe6M8mjk5rLgcSShiKNJCtnarzYBkdhQFWfPR2

Esta é a última tela antes do bug ser reportado por completo, você pode ver um resumo de tudo que será enviado para os desenvolvedores do Ubuntu para que eles tenham ciência do problema que você está tendo.

xi9k0fT1UJ3rg5Oe6KS8bm PjOHcXzvt5m9iL1EG9hznGCX45fpqkPWzHOY0nzC82z4QMjQ3MlAZ02QXRu0g4FVspcU

Se for um bug que afeta muitos usuários, eles tendem a serem corrigidos com maior velocidade, por isso mantenha o seu sistema sempre atualizado.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!