NotíciasSistemas operacionais

Linux tem mais de 2% de usuários no Desktop

Alguns dados interessantes foram revelados pelo site Net Marketshare, um site que se dedica a mostrar estatísticas de utilização de tecnologias na internet, segundo eles, o Linux no Desktop acaba de passar a marca de 2% de usuários.

Não é a primeira vez que falamos sobre números do Linux aqui no blog, porém, desta vez a abordagem é um pouco diferente. Segundo o site “Net Market Share”, o Linux no Desktop teria passado a taxa de 2% dos usuários de computador do mundo no primeiro semestre de 2016, sendo que 90% ainda representa o Windows e o restante fica dividido entre o Mac, com cerca de 6%, e demais sistemas operacionais.

Leia também: 7 lugares estranhos onde o Linux está presente.

De qualquer forma, é bom ver estes números crescerem, ainda que eles não sejam precisos. Eu sempre disse que a única forma eficiente, e ainda assim não 100%, de verificar a quantidade de distros Linux em desktops seria cruzando informações dos navegadores de internet, entre Google, Apple, Mozilla e Microsoft, para assim ter uma estimativa um pouco mais próxima da realidade.

Quantas pessoas usam Linux?

O Linux é o Kernel mais famoso do mundo, ele é aplicado em diversos tipos de tecnologia, até mesmo você que está vendo este post de um sistema operacional não Linux, está usando-o de maneira indireta, pois o nosso blog está hospedado na plataforma.

Falando em Desktop, é complicado estimar, de fato eu acredito que não seja um percentual gigantesco, porém, acredito que seja um pouco mais do que estes 2% tão falados.

Leia também: 7 fatos incríveis sobre o Linux.

As pessoas já usam muito Linux em todos os lugares, podemos afirmar que ele é o sistema predominante na nossa tecnologia, sendo que o desktop é o único ponto onde os sistemas com base no Kernel Linux são minoria.

Sabe o que é interessante? Falar “2%” nos dá a sensação de que existem poucas pessoas que utilizam. A Canonical liberou alguns dados há algum tempo atrás que indicavam que só de Ubuntu Desktop, existem mais de 25 milhões de pessoas, e posteriormente lançaram outro post na página de Insights do sistema que e até liberaram um infográfico, mostrando que cerca de 1 bilhão (sim, com “b”) de usuários utilizam o Ubuntu indiretamente, através de serviços que rodam através dele.

O que esses 2% representam?

Parece que mais pessoas estão usando Linux em seus computadores pessoais, ainda que Windows e Mac tenham taxas superiores, vale observar o crescimento que ocorreu somente no primeiro semestre deste ano, da última vez que foi medido pelo mesmo site, o Linux tinha apenas 1,2%.

Vale lembrar um detalhe importante, o rastreamento da Net Market Share, baseia-se somente em 40 mil sites ao redor do mundo, o que é um valor baixo, sem dúvida, porém, é uma pesquisa que poucas empresas fazem. Para se ter uma ideia, estima-se que existem cerca de 1 bilhão de páginas na internet (surface) atualmente, desta forma, dependendo de quais páginas forem catalogadas, o valor percentual certamente iria se alterar, tanto para mais, quanto para menos.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!