Novo recurso do Ubuntu deixa Unity mais leve em computadores fracos
NotíciasUbuntu

Novo recurso do Ubuntu deixa Unity mais leve em computadores fracos

Um novo recurso interessante foi adicionado ao Ubuntu com Unity pela Canonical, o “LOW-GFX” permite que o sistema rode melhor em computadores que não tem placas gráficas muito potentes, conheça a mudança e veja como ativar no seu sistema.

O recurso em si não é novo, nós já mostramos como ativar o “Unity 2D” no Ubuntu, o procedimento é válido para o Ubuntu 14.04 LTS por exemplo, porém, até então não existia uma opção simples para ativar esta funcionalidade, pelo menos até agora. O recurso de “low graphics” também é possível de ser atingido através do Unity Tweak Tool, basta ter um pouco de paciência para configurar tudo direitinho.

A Canonical atendeu ao pedido dos usuários que acham que o Unity é pesado demais para computadores modestos, desta forma, mesmo computadores que não possuem uma boa aceleração gráfica poderão usar o sistema.

Basicamente, o que faz o Unity ser “pesado”, são as suas transparências e “fades”, então, deixando estas opções opacas, o impacto para uma placa gráfica modesta é muito menor.

Uma modificação no Compiz

Enquanto o Unity 8, que deve ser leve, afinal roda até mesmo em Smartphones, não chega, o Unity 7 continua sendo lapidado. O Unity é na verdade um plugin do Compiz, um compositor de janelas que já foi muito mais popular do que é hoje, especialmente por conta dos efeitos gráficos que o mesmo costuma proporcionar.

Basicamente, a opção “low-gfx“, adicionada recentemente como uma opção no Compiz, desabilita todas estas opções que fazem o Unity ser pesado.

Como fazer a modificação no Ubuntu 16.04 LTS?

1 – O primeiro passo é ter certeza de que você está com o sistema atualizado, portanto, use o “Atualizador de programas“, que você encontra no menu do sistema, para fazer esta verificação, ou use o terminal se você preferir:

sudo apt update
sudo apt upgrade

2 – O próximo passo é instalar o Compiz Config Settings Manager, ou CCSM, para poder configurar o plugin do Unity, quem prefere instalar pelo Ubuntu Software, basta procurar pelo nome comentado logo acima, ou clicar no botão abaixo.

W1ufs0v5XGJJSeJzG53Z JXJgCN4b0Wy3x46MS0nWRE6m4RPp5rb4HbUK3md88uCvOQA3nrF

Para fazer o procedimento pelo terminal, use o seguinte comando:

sudo apt install compizconfig-settings-manager

3 – Depois de instalado, você encontra o programa para configurar o Compiz no menu do sistema, procure pela palavra “Compiz” no menu e abra o CCSM:

Compiz Config Settings Manager

4 – Procure a opção “Ubuntu Unity Plugin“, como indicado na figura acima, dentro dele você encontrará a opção “Enable Low Graphics Mode“, basta marcar a o “checkbox” indicado na image abaixo, você verá mudanças instantaneamente, porém, é recomendável encerrar a sessão e depois logar-se novamente para ter certeza que tudo estará configurado corretamente.

Unity Low Graphics

É isso, você logo perceberá que o Unity está mais opaco e veloz.

Dicas adicionais para otimizar a velocidade

Existem vários “pequenos truques” que você pode fazer para otimizar a velocidade do sistema, além, é claro, desta configuração.

Se você utilizar o Unity Tweak Tool para fazer alguns ajustes, haverá uma configuração que pode ser feita na sessão “Gerenciamento de janelas“, na opção “Geral“, que permite a você colocar a qualidade de textura no modo “Rápido” e desabilitar as animações das janelas, isso certamente vai acelerar o seu  Unity. Veja o exemplo na imagem abaixo.

ILx0XN6RBxhyXa6Hl9OizNZgKOv0 64TpZ FmH oXy9gHYEYHoYh admGvdYfdeJrbYy1CK7Q SDQVAroo GF1ctycuITwcaeQv Ue5woe5 g3YqnbmA6EOSfeamc6SLoPsDTDz

Agora o seu Unity já vai estar mais leve e mais rápido, se mesmo assim não for o suficiente para você, aqui vão mais algumas dicas que podem ser úteis:

7 Dicas incríveis para otimizar o Ubuntu

Conte pra gente se as mudanças deram resultado para você comentando logo abaixo e até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!