AplicativosSistemas operacionaisSoftwaresTutoriais

BleachBit – Faça uma limpeza completa e libere espaço no seu Linux ou Windows

O Linux não tem tantos utilitários de manutenção quanto o Windows, até por questão de necessidade, mas curiosamente, um dos melhores para tal, o BleachBit, possui versão para ambos os sistemas. 

Conheça melhor o aplicativo e veja como ele funciona.

O BleachBit é um aplicativo simples para fazer limpeza de disco no Linux e no Windows, ele consegue vasculhar o seu sistema atrás de arquivos obsoletos, cache de navegador, arquivos residuais de instalação de aplicativos, entre outras coisas. Tanto a versão para Linux, quanto a versão para Windows, podem ser encontradas para download gratuito no site oficial da aplicação.

Como instalar no Ubuntu

Vamos mostrar como fazer a instalação no Ubuntu por conta do foco do blog e massiva quantidade de usuários que o sistema tem, porém, caso você use outra distribuição Linux, verifique o repositório oficial da mesma, o BleachBit é muito popular e provavelmente você o encontrará por lá.

No caso do Ubuntu e derivados você pode pesquisar pela aplicação na Central de Programas:

BleachBit - Central de Programas do Ubuntu

Se você preferir, instale pelo terminal:

sudo apt-get install bleachbit

Agora que você instalou a aplicação, vamos aprender a utilizá-la.

Como usar o BleachBit para fazer uma faxina no seu sistema 

Procure pelo BleachBit no menu do seu sistema, você vai encontrar dois ícones para ele, uma versão que é possível rodar como Root, a diferença é que a versão “as root” limpa também diretórios aos quais o seu usuário comum não tem acesso, dependendo da sua necessidade, você pode escolher uma ou outra, a maior parte dos usuários poderá utilizar a versão comum.

Bleachbit no Ubuntu

Uma vez aberto o programa, o procedimento de utilização é muito simples, selecione as opções na esquerda que você deseja fazer uma verificação por arquivos inúteis e que você deseja fazer uma limpeza.

Os segmentos que são mais demorados serão alertados pelo programa, pois a limpeza pode levar mais tempo, na direita será exibido também que tipo de informação a opção vai limpar.

Limpeza do sistema com Bleachbit

Depois de tudo selecionado, apenas clique no botão “Limpar” na parte superior do programa, agora aguarde a limpeza.

Limpeza do sistema

Bacana né, agora o seu sistema vai estar sempre em dia, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!