Arch LinuxManjaroSistemas operacionaisTutoriais

Como fazer downgrade de um programa no Arch Linux ou Manjaro

O Arch é uma distribuição muito interessante para quem gosta de programas muito, muito atualizados! Mas isso pode ter um preço eventualmente, programas muito recentes podem ter bugs e é nessas horas que vale a pena você aprender a fazer downgrade para uma versão anterior e funcional, caso um programa recém atualizado não funcione como você esperava.

Obs: Este artigo foi escrito pelo nosso leitor José Pedro de Oliveira Junior e não representa necessariamente a opinião do blog Diolinux sobre o assunto abordado.

O Arch Linux é famoso por lhe dar sempre a última versão dos programas para Linux, desde que você mantenha sempre seus repositórios atualizados,.

Realmente o Pacman e o Yaourt são incríveis nesse quesito, porém, as vezes, essa facilidade leva a inconvenientes sazonais, como o que aconteceu comigo quando tentava instalar o Code::Blocks pelo Pacman e Yaourt, tudo ocorria bem, conseguia fazer a instalação normalmente, mas na hora de rodar o programa me era apresentado o “splash” do aplicativo e depois uma tela de “bug” na qual pedia para que fosse enviado um arquivo xml com o problema em si para os desenvolvedores do programa. 

Tentei várias soluções tanto procuram na Wiki, como no fórum do Arch Linux, mas nenhuma resolveu meu problema em específico, foi então que pesquisando conheci o “Downgrade”, aplicativo de terminal (modo texto), que como o próprio nome diz, instala versões anteriores dos programas disponibilizados para o Arch Linux. Então fui muito bem sucedido, instalei a versão que eu queria do Code::Blocks rodando perfeitamente em meu Arch Linux com interface XFCE.

Para os que desejam ter as funcionalidades de downgrade no Arch, eu recomendo a leitura da Wiki do Manjaro Linux, uma distribuição popular também, baseada no Arch, o programa funciona para ambos.

A página está em inglês, mas é de muito fácil compreensão, para instalar o Downgrade é muito fácil, no Arch e derivados usando o terminal entre com o comando:

sudo pacman -S downgrade

Ou se tiver instalado o AUR:

yaourt -S downgrade

Depois de tudo pronto, para utilizar o programa, simplesmente digite no terminal:

downgrade programa

Onde “programa”, é o nome do pacote que você deseja fazer downgrade. 

Pronto! Será apresentado para você as versões anteriores disponíveis do software e assim é possível escolher qual versão usar.

Uma solução muito prática e simples, como é o conceito do Arch Linux.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!