EditorialUbuntu

8 Coisas que o Ubuntu faz e você não sabia!

A interface Unity tem muitos recursos interessantes que podem acelerar a sua produtividade, mas muitas pessoas desconhecem todo o potencial que ela tem, então eu resolvi mostrar 8 recursos que a interface do Ubuntu possui e que você provavelmente não utiliza, pelo menos por enquanto.

A interface Unity tem algumas particularidades que a tornam bem diferente de se operar em relação a outras interfaces e possui algumas funções que eu ainda não percebi em outras interfaces do Linux, certos atalhos no teclado e alguns recursos que tornam o meu dia a dia muito produtivo, vamos a minha lista de 8 recursos que poucas pessoas conhecem.

1 – Organização das janelas através do teclado numérico

Organização das janelas pelo teclado numérico

Se você pressionar as teclas de atalho “Ctrl+Alt+numero” do teclado numérico você vai conseguir organizar as janelas pela interface de acordo com a distribuição dos números, por exemplo:

– Ctrl+Alt+1 (do teclado numérico) : Alinha a janela no canto inferior esquerdo.

– Ctrl+Alt+2 (do teclado numérico) : Alinha a janela ao centro dividindo ela ao meio na parte inferior.

– Ctrl+Alt+3 (do teclado numérico) : Faz o mesmo que o 1, só que do lado direito da tela.

DcZPe5UADWuOVMMd7Fqz8HOdfn0yXAKGLYsrasBgze0q3BjWF4VNWY8 0iQEblSFx8VsaX6

Acho que você conseguiu entender o conceito, usado o “6” você alinha à direita, o “4” à esquerda, usando o “5” você maximiza a janela, usando o “0” você minimiza uma janela e para voltar com algum aplicativo que está no lançador, use a tecla Super (teclado do Windows) + Tab, assim você navega pelos ícones na barra lateral. De fato, você não precisa de mouse para mexer no Unity.

É realmente bem prático e é algo que se você se acostumar a fazer, vai ser difícil ficar sem, realmente, muito útil.

2 – Use o HUD para pesquisar dentro dos menus

HUD no Ubuntu

O HUD é um dos recursos do Unity no Ubuntu mais interessantes e que eu nunca vi em nenhum outro sistema, seja Linux ou não. HUD quer dizer “Heads Up Display” e permite que você busque por opções dentro dos menus das aplicações.

No exemplo acima eu estou utilizando o GIMP que é um programa que tem muitos menus e sub-menus. Se eu quero achar a opção de “salvar”, eu não preciso procurar pelos menus onde está essa opção, basta eu pressionar a tecla “Alt” do lado esquerdo do teclado e digitar “salvar” e o HUD vai me mostrar todas as opções de “salvar” que existem em todos os menus do GIMP. Basta eu clicar nela diretamente no HUD para ativar a opção.

Obviamente a opção de “salvar” fica no menu “arquivo” como qualquer outro programa, mas o HUD vai ser mesmo útil quando você sabe o que você quer encontrar, mas não faz ideia de onde fica. Por exemplo, onde fica a opção de “Desfocagem Gaussiana” do GIMP? Se o HUD não estivesse por aí, você iria ter que explorar os menus até encontra essa opção, com o HUD, você simplesmente pressionar “Alt” e digita um trecho da opção que você deseja e bingo! Lá está a ferramenta que você precisa.

HUD no GIMP

Inclusive, entre parênteses o HUD vai te mostrar em qual menu esta opção está, então da próxima vez que você quiser acessar o recurso via menu você vai poder usar essa informação, de modo que a opção está dentro do menu Filtros>>Desfocar>>Desfocagem Gaussiana.

A maior parte dos programas é compatível com o HUD, raras exceções não o suportam, o que facilita muito a vida, como no LibreOffice por exemplo, especialmente para quem está migrando de suíte office e não consegue encontrar as opções nos menus.

3 – Fechando aplicativos no carrossel do Alt+Tab

Alt+TAB Ubuntu

O recurso de Alt+Tab para alternar entre aplicativos abertos é comum de todos os sistemas e interfaces, cada um apresentando ele de formas diferentes. O Alt+Tab do Ubuntu é interessante porque ele é muito interativo, você pode selecionar as aplicações com o mouse e mexer para a direita e para a esquerda com as teclas direcionais, mas o que pouca gente sabe é que você pode fechar os programas utilizando Alt+Tab.

Para fazer isso, pressione Alt+Tab para iniciar o alternador e para fechar o programa selecionado, mantenha o dedo segurando o “Alt” e mude o dedo do Tab para a letra “Q” logo ao lado, assim você vai fechar o programa, associe a letra “Q” com a palavra “Quit” e você não vai esquecer tão cedo.

4 – Use a pré-visualização de janelas no Alt+Tab

Alt+Tab Ubuntu

Aproveitando o gancho do Alt+Tab, um dos recursos que eu gosto do Alt+Tab do Ubuntu é a pré-visualização de uma forma muito clara. É um recurso que está aí faz um bom tempo, mas as pessoas não costumam utilizar, se você usar o Alt+Tab e pressionar a tecla direcional para baixo, assim o aplicativo em que você está é exibido em tempo real, isso é especialmente útil para selecionar um aplicativo que possui mais de uma instância.

5 – Use o Ubuntu Spread para acessar as suas janelas abertas rapidamente

Ubuntu Spread

Esse é um recurso que eu uso com frequência, o “Spread” ou simplesmente “espalhar” é um recurso do Unity que permite que você veja na sua tela todas as janelas dos programas abertos de uma vez só, permitindo que você feche ou clique na janela que você desejar. É bem parecido com os espalhamento de janelas padrão do Gnome Shell. Para ativar o Ubuntu Spread e ver as janelas dessa forma você deve pressionar as teclas de atalho Super (Tecla do Windows)+W.

Um recurso adicional que o Ubuntu Spread tem é a opção de você pesquisar por uma janela que você queira.

Spread Ubuntu

Se ao pressionar o Super+W você tiver muitas janelas abertas, pode ficar complicado visualizar exatamente o que cada uma contém e/ou achar a janela que você deseja, mas para encontrar rapidamente o conteúdo que você deseja basta começar a digitar o nome da janela ou programa que você quer trabalhar. No exemplo acima ou comecei a digitar “gimp” e por isso o Unity logo me mostrou a janela do GIMP.

6 – Abra a lixeira rapidamente

Abra a lixeira no Ubuntu

Mais uma dica bacana para quem gosta de teclas de atalho é abrir a lixeira sem precisar do mouse novamente, não que abrir ela seja complicado no Unity, muito pelo contrário, a lixeira é um ícone permanente que fica no final da barra lateral da interface, porém, se você quiser abrir ainda mais rápido, apenas pressione Super+T, assim a lixeira vai se abrir.

7 – Tenha quantas áreas de trabalho virtuais você quiser

Áreas de trabalho

Por padrão, o Unity traz 4 áreas de trabalho virtuais que você pode habilitar através da sessão de comportamento no aplicativo “Aparência”, para ativar o recurso você também pode utilizar a tecla de atalho Super+S. Mas se as quatro áreas de trabalho não forem o suficiente para você, você pode criar mais delas através do Unity Tweak Tool.

Dentro do Unity Tweak Tool há uma opção chamada “Configurações de área de trabalho” onde você consegue definir quantas áreas de trabalho virtuais você quer utilizar na interface, basta colocar o número e testar, a mudança é instantânea.

Unity Tweak Tool

8 – Use os “cantos quentes”

Hot Corners no Ubuntu

No mesmo Unity Tweak Tool existe a opção de configurar os “Atalhos de canto”, ou como é chamado fora do Brasil, os “Hot Corners”. Muitos sistemas utilizam isso de uma forma muito interessante, como o Gnome Shell, que ao você “bater” o mouse no canto superior esquerdo mostra as janelas abertas ou os aplicativos e até mesmo o Windows, que ao você clicar com o mouse no canto inferior direito exibe a área de trabalho.

Você pode configurar os cantos da tela para realizarem as funções que você quiser no Ubuntu baseados e algumas funções pré-determinadas, isso permite que você faça coisas no computador apenas com movimentos do mouse, o que é sem dúvidas, muito produtivo.

Eu utilizo o Unity há muito tempo, acho que desde 2012 como interface padrão, e eventualmente eu ainda descubro funções que eu desconhecia. Espero que você tenha aprendido sobre alguns recursos do Ubuntu que você ainda não conhecia.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!