Sistemas operacionaisTutoriais

Como alterar Metadados de arquivos de áudio e vídeo no Linux usando o VLC

Nesta semana um amigo me pediu uma forma simples de alterar metadados de um vídeo que ele tinha no Ubuntu, uma vez que ele conseguia mexer nas informações do arquivo utilizando o próprio Windows Explorer.

Pois é, o Nautilus não tem essa função nativamente, mas acho que a maneira mais simples de todas é utilizar o VLC, até porque serve para qualquer plataforma, não somente Linux, independente de distribuição.

O VLC é um programa incrível e cheio de funções, algumas delas estão tão rebuscadas que as pessoas nem imaginam, uma delas é justamente alterar as funções de metadados dos arquivos em execução, incluindo uma função de identificar o “Audio Fingerprinting”, que também muito interessante.

O VLC está disponível para todos os sistemas operacionais e certamente você vai encontrá-lo na Central de Programas do Ubuntu, ou de qualquer outra distro. Instale ele da forma que achar mais conveniente.

Uma vez estando com o VLC instalado, basta abrir o arquivo que você desejar através dele, uma vez que o arquivo estiver sendo reproduzido, você pode acessar o menu Ferramentas>> Informação sobra a Mídia, uma janela vai se abrir onde você pode fazer todas as edições que desejar:

VLC

Depois de alterar os dados como desejar, basta clicar em “Salvar Metadados” e pronto! Muito simples e multiplataforma, lembra que funciona tanto para vídeos, quanto para músicas.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!