SnapTutoriaisUbuntu

Ubuntu Snap Manual – Trabalhando com pacotes Snap de forma simples

Os pacotes Snap do Ubuntu estão evoluindo a passos largos e várias aplicações famosas como Krita, LibreOffice, Telegram, Kdenlive e muitos outros já estão disponibilizando versões de seus programas no formato, mas mais do que isso, os Snaps trazem compatibilidade de pacotes entre todas as distros Linux. Aprenda agora como utilizá-los.

Desde o seu lançamento, os pacotes Snap mudaram um pouco a forma com que manuseamos eles, por exemplo, o comando snap find, que muita gente utilizava, hoje tem funções um pouco diferentes e eu vou colocar aqui para você um verdadeiro manual do Snap, assim você poderá utilizá-lo plenamente.

Veja como instalar o Snap em outras distribuições Linux

Os pacotes Snap podem ser utilizados em qualquer distribuição e muitas delas já possuem uma forma fácil de ativar o suporte para eles (vide o link acima), se você ainda não sabe muito bem como os Snaps funcionam, recomendo ler este artigo e este outro, onde comparamos o Snap com o Flatpak para que você possa entender melhor.

Vamos aprender a usar o Snap no Ubuntu e em outras distros

Os comados descritos aqui servem para qualquer distribuição que tenha suporte para o Snap, esta é uma das vantagens deste novo gerenciamento de pacotes, ele acaba com o problema de que “cada distro é diferente”, deixando-as assim de certa forma, padronizadas neste aspecto, o que para mim é algo positivo. Um ponto que foi criticado, e com razão, nas primeiras versões, eram os imensos tamanhos dos pacotes, o que parece estar sendo corrigindo, usando bibliotecas padrões compartilhadas, importando de certa forma, a função que o Flatpak também tem.

Principais comandos Snap

Antes de entrarmos em detalhes sobre como você usa o Snap para instalar e remover programas, vamos dar aqui algumas dicas para quem pretende desenvolver os pacotes Snaps e coloca-los na “loja”. O repositório de Snaps da Canonical funciona como o Docker Hub por exemplo, onde você encontra de tudo um pouco. Se você for desenvolvedor, é importante ter uma conta no Ubuntu One para poder subir os Snaps para o repositório oficial, caso contrário você terá que distribuí-lo “por fora”, da mesma forma que alguns desenvolvedores preferem disponibilizar atualmente um .deb ao invés de criar um PPA.

Veja aqui a página de upload de Snaps para loja.

Conheça a ferramenta SnapCraft para criar pacotes Snap.

Para fazer login com a sua conta Ubuntu One na loja Snap pelo terminal para poder manusear o seu repositório use o comando:

snap login [email protected] 

Para sair:

snap logout [email protected] 

Como encontrar, baixar e instalar Snaps

Você pode instalar pacotes Snaps sem estar logado sem maiores problemas, como eu sugeri, o login é mais voltado para desenvolvedores. Então aqui você encontrará os comandos básicos para testes do Snap.

O primeiro deles é o find.

snap find nome_do_snap
sudo snap find

Aqui é que temos a primeira variação, antigamente você poderia digitar apenas snap find para listar todos os Snaps disponíveis, mas hoje em dia você precisa colocar uma palavra chave também, isso provavelmente se deve ao fato de que a quantidade de Snaps cresceu incrivelmente, a lista seria muito grande.

Ao usar:

snap find hello

Você receberá uma lista de pacotes Snap que estão no repositório (veja a imagem acima) que contém em alguma parte da descrição do pacote a palavra chave que você pesquisou. Observe as colunas, temos o nome do pacote, seguido pela versão, depois temos o nick name do desenvolvedor, depois notas, e depois o sumário, que normalmente descreve a função do pacote. 

O pacote hello utilizado no exemplo tem exatamente essa função, servir de exemplo para testes, então vamos dizer que você queira instalar o pacote, o comando seria:

snap install hello

Repare que não precisamos usar o sudo para instalar, o que garante que não precisamos utilizar o root para instalar programas, isso torna o sistema mais seguro, afinal, nada terá acesso ao super usuário, nem que seja por um instante, a menos que você permita.

snap install hello

O pacote estará instalado.

Como rodar os pacotes Snap

Para rodar um pacote Snap basta digitar o nome do pacote no terminal, no nosso exemplo, basta digitar hello.

hello
Hello Snap

Como remover os pacotes Snap

Se instalar é fácil, remover também. Seguindo o mesmo conceito dos pacotes deb, para remover um Snap basta usar o comando:

snap remove nome_do_snap

No nosso exemplo:

snap remove hello
Ubuntu Snap Remove

Como atualizar um pacote Snap

Atualizar um Snap é também muito simples:

snap refresh nome_do_snap

No nosso exemplo:

snap refresh hello 

Aqui também existem algumas variações que permitem que você tenha um melhor controle sobre o seu pacote Snap, permitindo que você use uma versão Beta ou em desenvolvimento, caso seja o seu desejo, usando estes parâmetros:

snap refresh nome_do_snap --beta

ou

snap refresh nome_do_snap --beta --devmode

No nosso exemplo:

snap refresh hello --beta

ou

snap refresh hello --beta --devmode

Vale a pena comentar que o parâmetro “devmode” remove as restrições de acesso do Snap, dando a ele acesso completo ao sistema, então use com cuidado.

 Como listar os seus Snaps instalados

Outro comando simples, o list serve para você ver informações sobre os Snaps instalados:

snap list
snap list

Gerenciado os Snaps “Like a PRO” com o uappexplorer-cli

Para quem não sabe, o uAppExplorer é um site que permite instalar aplicativos no Ubuntu Touch da mesma forma que você instala Apps no Android através do site da Play Store. Lá você encontra Snaps e Scopes, Web Apps e outros aplicativos. Nem todos os Apps são compatíveis com a versão desktop, mas os Snaps podem ser instalados. Essa loja não é oficial, mas até mesmo a Canonical a trata com muita consideração, o interessante é que essa “lojinha” também possui uma versão em modo texto que te ajuda a ter mais informações sobre os Snaps e facilita o seu trabalho de listá-los.

Depois que o comando find deixou de listar todos os Snaps, o trabalho de explorar os pacotes ficou mais complicado, mas somente se você não utilizar o uAppExplorer.

O primeiro passo para usar a loja no terminal é instalar:

snap install uappexplorer-cli

Agora você pode usar o uappexplorer-cli para buscar e pesquisar os pacotes Snap dentro do repositório.

Se você apenas digitar:

uappexplorer-cli

O terminal vai te mostrar a primeira página de pacotes da loja uAppExplorer. 

Snap uAppExplorer

Como você pode observar, temos algumas colunas. As principais são a primeira, que informa o nome do pacote Snap que você deve utilizar para instalar usando o comando snap install, a segunda coluna descreve o pacote e a terceira coluna é muito importante, repare que temos tipos diferentes, Apps, Web App, Snap e Scope (que não aparece na imagem acima), os que você pode instalar via Snap são, obviamente, somente os distribuídos em formato Snap, então fique atento a este detalhe.

Na imagem acima você está vendo parte da primeira página de pacotes Snap, no momento deste post existem 114 páginas de pacotes para o Ubuntu Touch com algumas dezenas de Snaps prontinhos para você instalar, então para navegar pelas páginas você pode usar o parâmetro.

uappexplorer-cli -p [numero da página]

Por exemplo:

uappexplorer-cli -p 2

Para ir para a página 2, mude o número de acordo com o número da página que você deseja visualizar.

Você também pode usar o uAppExplorer para pesquisar por algum termo:

uappexplorer-cli -s nome_do_snap

Por exemplo:

uappexplorer-cli -s inkscape
Pesquisando Snap

 Como você pode ver, a pesquisa nos trouxe um resultado do tipo “Snap”, segundo a coluna “Type”, com o nome do pacote “inkscape”, ou seja, para instalar a última versão do Inkscape no Ubuntu ou qualquer outra distro via Snap, basta rodar:

snap install inkscape

Para saber mais opções, tanto do comando Snap, quanto da uAppExplorer-cli rode os comandos:

snap -h
uappexplorer-cli -h

 

Habilitando e desabilitando Snaps no sistema

Existem vários servidores completos disponibilizados via Snap, e pode ser útil você habilitar e desabilitar os serviços. O procedimento funciona para qualquer Snap, mas pode ser especialmente útil nestes serviços. Para habilitar e desabilitar um pacote Snap no sistema, sem removê-lo:

snap enable nome_do_snap
snap disable nome_do_snap

Outras funções do Snap 

Existem outras funções interessantes que o Snap possui. Os desenvolvedores que quiserem vender programas em formato Snap também poderão fazer. Apesar de eu ainda não ter encontrado Apps pagos, teoricamente você poderia comprá-los com o comando:

snap buy nome_do_snap

Para tal, é necessário estar logado com a sua conta Ubuntu One.

Outro parâmetro bacana é o revert:

snap revert nome_do_snap

Este comando faz com que o pacote Snap que você especificar seja revertido para a versão anterior a ultima atualização, esta é outra grande vantagem do Snap, a opção de Rollback sem precisar modificar o sistema em si, vai ser muito útil quando versões do Kernel e versões de drivers forem disponibilizadas desta forma.

Como comentei anteriormente, você pode usar o comando:

snap -h

Para ver todos os parâmetros do Snap, porém, você pode querer saber mais detalhes sobre o que cada parâmetro faz, basta escolher um e colocar o -h também ao final da linha, por exemplo, para saber mais detalhes sobre o comando revert que eu comentei antes:

snap revert -h
Snap revert

Como você pode ver, o terminal vai te mostrar um resumo da função do comando, juntamente com a forma com que ele deve ser utilizado.

Usando pacotes Snap sem o terminal 

Bom, até agora eu apenas mostrei o gerenciamento de pacotes Snap através do terminal, mas para alegria geral da nação, o Ubuntu Software (Gnome Software) tem suporte para instalação de Snaps, faça o teste, abra a central e digite Snap:

Ubuntu Snap

Serão listados os pacotes Snap disponíveis.

Você pode pesquisar também pelo nome do programa. No exemplo abaixo eu procuro pelo editor de imagens vetoriais, Inkscape, como você pode ver, a central de programas me mostra duas versões, uma que eu instalei através do próprio repositório tradicional e a outra é do formato Snap.

Inkscape Snap

Neste caso a versão de cima é a Snap, para ter certeza de qual é a versão Snap e qual não é, clique no aplicativo e na descrição do mesmo observe a fonte do App:

Inkscape Snap

Se a fonte for algo relacionado ao Ubuntu Snappy, ou Snap, significa que é este tipo de pacote.

Instalar e remover pacotes Snap pela Central de Programas funciona da mesma forma que qualquer outro aplicativo, um clique para instalar, um outro clique para remover. Programas que possuem modo gráfico instalados via Snap pode ser rodados tanto pelo terminal, quanto pela própria interface gráfica, basta procurar o aplicativo no menu dos sistema.

Inkscape

No menu aparecem os dois aplicativos inclusive, a versão instalada através do repositório tradicional em pacotes .deb e a outra, instalada via Snap. Isso só acontece se você tiver instalado as duas versões obviamente.

A grande diferença de instalar e remover Snaps pelo Software Center, é que diferente de um programa “padrão”, disponibilizado tradicionalmente via .deb (no caso do Ubuntu) é que não é necessário digitar a sua senha para instalar a aplicação, ou mesmo, removê-la.

Esse mecanismo faz com que o processo de instalação de Apps seja igual ao do Android, no Unity 8 os Snaps também poderão solicitar permissões de acesso a características específicas do computador, como acesso a câmera, ou áudio, etc.

Acho que com isso você já poderá utilizar os pacotes Snap sem problemas, independente da distro. 

Eles são uma grande revolução na forma com que os softwares para Linux são distribuídos, de modo que um desenvolvedor poderá criar um único pacote de software (em snap) que será compatível com todas as distros.

Se novidades vierem, nós lhe informaremos, fique ligado do blog.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!