Elementary OSSistemas operacionais

elementary OS começa a construir um nova forma de distribuir software

Recentemente o elementary OS fez uma campanha no IndieGOGO para financeira o seu modelo modelo de distribuição de programas na AppCenter no sistema, entenda como vai funcionar.

A primeira versão do novo AppCenter do elementary OS foi lançada juntamente com a última versão no sistema, a versão 0.4 Loki, você pode conferir o nosso vídeo sobre o lançamento e conhecer a nova central logo abaixo:

Essa primeira versão é até mais simples do que deveria em alguns aspectos, como você pôde ver no vídeo acima, eu teci algumas críticas à respeito por conta da usabilidade e alguns bugs, além é claro, da gama reduzida de pacotes disponível através dela de forma fácil.

Mas as coisas evoluem…

O objeto do elementary OS com a campanha de crowfunding realizada é criar uma nova forma de distribuir programas no Linux utilizando uma plataforma “pay what you want”, assim como é o elementary OS em si hoje em dia.

Você já deve ter reparado que ao acessar o site da distribuição é possível pagar o quanto quiser por ela, inclusive nada, e essa justamente a proposta do AppCenter. Juntamente com o AppCenter que seria justamente o “front-end” do negócio todo, os desenvolvedores do elementary OS estão desenvolvendo do AppCenter Dash, uma página para desenvolvedores do elementary OS onde os mesmos poderão cadastrar seus programas e, quem sabe, ganhar dinheiro com eles.

elementary OS AppCenter

A ideia é que o Dash faça uma ligação direto do AppCenter com o GitHub, assim programas subidos lá e aprovados pela Dash do desenvolvedor automaticamente aparecerão no AppCenter do elementary OS.

Além disso facilitar consideravelmente a inclusão de aplicativos no sistema e ainda poder gerar lucro para os desenvolvedores, isso também permitirá aos desenvolvedores criarem certas diretrizes para a distribuição de softwares de terceiros dentro do AppCenter, como padrões visuais, imitando um pouco o que a Apple faz no macOS, isso garante uma certa consistência visual e integração com o sistema melhorada.

O interessante deste projeto, para quem se interessou em acompanhar a evolução ou até mesmo desenvolver para a distro, é que os criadores do sistema e as pessoas que trabalham na equipe mantém as novidades atualizadas através do blog do elementary OS no Medium, você consegue encontrar um resumo do trabalho deles do novo AppCenter até agora clicando aqui.

Esperam que consigam realizar o sonho deles, seria ótimo para nós, usuários, também.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!