GamesSistemas operacionais

Endless traz o Steam para o EndlessOS

Quem achou o EndlessOS um sistema operacional interessante vai achar ele ainda mais agora, pois a popular plataforma de distribuição e venda de games da Valve, o Steam, está disponível para o sistema via flatpak na Central de Aplicativos.

A equipe de desenvolvimento do EndlessOS está sempre procurando aprimorar o sistema e ouvir o feedback dos usuários, por conta disso, agora o sistema suporta o cliente Steam para que você possa jogar os games da plataforma também.

A atualização do Endless OS, versão 3.1.4, trouxe as seguintes mudanças:

– Steam no formato Flatpak: Esse é realmente o grande destaque da atualização, agora você encontra o cliente Steam na Central de Apps do EndlessOS. Os desenvolvedores avisaram que ainda estão testando algumas características que fazem o Steam rodar dentro do Flatpak e pedem para que os usuários que tiverem algum problema avisem para ajudar na correção de eventuais bugs.

Uma coisa que não ficou claro para mim é o suporte para drivers proprietários, pois como sabemos, os drivers de código aberto não são os melhores para jogar, especialmente os Nvidia. Mas em fim, um passo de cada vez.

– Falando em Central de Apps: Esta recebeu uma repaginada visual e um tema mais leve e claro, como você viu na nossa review recente da versão 3 do Endless, ela tinha uma aspecto mais dark e agora está mais agradável aos olhos.

EndlessOS - Novo visual da Central de Apps

– Chromium atualizado: O navegador Chromium recebeu a atualização para a versão 57 e também foram feitas melhorias para tornar a atualização destes pacotes mais raápidas no futuro.

– Firefox ESR: O Firefox ESR é a versão “LTS” do Firefox, nele ainda é possível usar plugins NPAPI, o que garante que os usuários possam utilizar determinados recursos que nas outras versões não são mais possíveis.

Existem algumas mudanças no workflow do sistema, por exemplo, quando você instalar um App qualquer pela loja de aplicativos ele irá parar na tela inicial do sistema, facilitando o processo de encontrar os novos aplicativos adicionados pelo usuário.

Havia também um bug que impedia que o VLC fosse definido com player padrão, este foi corrigido, outro bug corrigido foi o que impedia o compartilhamento de tela, entre outros que procuram melhorar e otimizar o sistema.

Para quem pretende testar o EndlessOS no modo Live através de um pen drive também vai encontrar novidades. Antes não eram possíveis fazer algumas atividades no sistema em modo live pelas mesmas requererem permissões de administrador, solicitando uma senha que não existia, este  bug corrigido torna o uso mais simples, especialmente para quem for testar.

Você pode baixar o EndlessOS gratuitamente à partir do site oficial.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!