GNOMETutoriais

Como sincronizar extensões do Gnome Shell entre vários computadores

Se você está utilizando o Gnome Shell, é quase certo que também faça usa de extensões para personalizar e melhorar a sua experiência de uso, dependendo de quanto você personalize o seu sistema, é bem provável também que a quantidade de extensões seja grande, então hoje você vai aprender a sincronizá-las, para não ter que ficar instalando uma por uma em uma nova instalação ou em outro computador.

Assim como os navegadores possuem a função “Sync”, existe uma forma de fazer o mesmo com as extensões do Gnome Shell. Faremos isso através do  Google Chrome e da extensão do Gnome que existe para ele, a mesma extensão de integração existe no Firefox, mas nele não temos a opção de sincronizar, pelo menos por enquanto.

Use o Google Chrome e baixe esta extensão, caso a integração não funcione corretamente, pode ser necessário instalar o pacote: chrome-gnome-shell

Com sorte não será necessário, sistemas que já vem com Gnome Shell “de fábrica” costumam trazer o pacote, no caso do Ubuntu, caso ele não esteja funcionando, basta rodar o comando:

sudo apt install chrome-gnome-shell

A extensão do Gnome para o seu Chrome também permite um fácil acesso, como se fosse um atalho, para o site extensions.gnome.org, entretanto, há mais coisas escondidas nele.

Integração com Gnome Shell Chrome

Clicando com o botão direito sobre o ícone da extensão no seu Chrome, você encontrará a opção “Opções”, clique nela.

Opções do Gnome Shell Extension

Marque a opção de sincroniza e clique em “salvar”, e é basicamente isso. Se quiser saber quais serão as extensões sincronizadas e se estão ativas ou não, clique no link “Sincronização” que fica logo acima.

Para que as extensões sincronizadas tenham efeito em um outro computador, você deve se logar com a sua conta Google no Chrome do seu sistema operacional novo com Gnome, assim como você faria para sincronizar as demais extensões do seu Chrome e as configurações do navegador.

Atente-se ao detalhe de que as extensões do Gnome não são sempre compatíveis entre as versões do Gnome Shell, então, dependendo das versões que você for utilizar, sincronizar as extensões entre elas não irá funcionar corretamente. Mas tomando que você vá utilizar o mesmo sistema em todas as estações, não deverão ocorrer problemas.

Teoricamente esta função de sincronia deve funcionar entre distribuições Linux diferentes também que utilizem o Gnome Shell, observando a questão da versão do Gnome que eu comentei agora pouco.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!