Notícias

Intel anuncia novo Core i9 com 18 núcleos e 36 threads

Não totalmente de surpresa, mas ainda assim de forma surpreendente, a Intel anunciou na Computex deste ano em Taiwan a nova série de processadores da família Core i. O Core i9 deve chegar ao mercado para atender a necessidades muito específicas e claro, concorrer com a novo topo de linha da AMD.

A nova linha da Intel, batizada de Core X, vai trazer novos processadores para o mercado muito em breve, ela é composta de versões “turbinadas” do Core i5 e i7 e traz também a grande novidade, o Core i9, que segundo a Intel é o primeiro processador com 18 núcleos voltado para consumidores finais domésticos.

Pelas informações liberadas, a intenção da empresa com o novo Core i9 é atender aos consumidores gamers especialmente, especificamente os entusiastas em hardware e pessoas que querem rodar games em altíssima resolução e fazer transmissões ao vivo na internet ao mesmo tempo, como a galera que faz streaming pelo Twitch e pelo YouTube (o que me lembra que eu tenho que voltar a fazer isso no canal). Toda a linha Core X também será desbloqueada para overclock.

O novo Core i9

Os novos processadores serão feitos à partir de uma versão melhorada da arquitetura Skylake X, mas temos exceções, existem dois modelos mais simples da linha Core X que são baseados na Kabylake X, versão modificada da sétima geração da Intel, apesar da diferença, ambos são compatíveis com o mesmo chipset, o X299, que segundo a Intel, estará disponível em breve para os consumidores.

Dentre os modelos disponíveis o mais poderoso, por assim dizer, é o Core i9 Extreme Edition, o processador com 18 núcleos e 36 threads que custa cerca de 2 mil dólares, até o momento não temos a especificação do cache dele ou do clock base. Haverão também variações do Core i9 com menor quantidade de núcleos, existirão versões com 16 núcleos, 14 núcleos, 12 núcleos e 10 núcleos, custando, 1700, 1400, 1200 e 1000 dólares, respectivamente. Além destes modelos com 10 ou mais núcleos, existem outros lançamentos de Core i9 mais “modestos” que tem 8, 6 e 4 núcleos, cada um com o dobro de threads, como todos os outros.

Houve também o anúncio de um novo Core i5 com 4 núcleos e quatro threads que obviamente é o CPU mais barato de todos estes anúncios, custando cerca de 240 dólares, alem de evoluções, segundo o Verge,  menos chamativas na linha i7.

Fonte e mais informações no The Verge.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!