Notícias

Interface convergente da Microsoft é batizada de “Projeto Neon”

A Microsoft anunciou que a atualização do Windows 10 chamada atualmente de “Fall Creators Update”, que sairá provavelmente em Setembro ou Outubro desde ano, trará para os usuários a chamada interface “Fluent Design System”, batizado de projeto Neon.

Lembra da convergência do Unity 8 no Ubuntu? Pois é, apesar da Canonical não ter conseguido implementar o projeto, ela não parece ser a única empresa que estava olhando para este lado. Recentemente vimos algumas imagens do Fuchsia da Google que tem este conceito e a agora a Microsoft também revela seus planos para o futuro do Windows.

A Microsoft já falava sobre esta questão de convergência de aplicativos e da interface do sistema em si há um bom tempo, mas até agora tudo que os usuários puderam experimentar era um Windows que tinha um modo Tablet e um modo Desktop, designado obviamente para sistemas que tem essas duas capacidades de interação (mouse e touchscreen) e algumas aplicações, a maior parte de autoria da própria Microsoft, que funcionam muito bem em ambos os ambientes, adaptando-se de acordo com o dispositivo em que são rodados, utilizando a ideia dos “Apps universais”.

A ideia agora é ir além e transformar todo o ecossistema Windows em algo convergente, ou como a empresa chama, algo “Fluente”, daí o nome da interface que se adapta ao dispositivo em que está rodando, “Fluent Design System”.

Até então o projeto que traria essa interface para os usuários pouco antes do final do ano não tinha nome, mas agora foi batizado de “Neon”, confira abaixo um vídeo mostrando as ideias por trás deste conceito:

https://www.youtube.com/watch?v=vcBGj4R7Fo0&feature=emb_title

Não pude deixar de correlacionar o nome “Neon” ao “KDE Neon“, um projeto feito pela comunidade responsável pelo KDE Plasma, que claramente serve de inspiração para o design do Windows 10 e foi anunciado em Fevereiro do ano passado.

O KDE Neon, é uma distro Linux baseada no Ubuntu LTS com a última versão do Plasma como interface gráfica, nós temos um vídeo no canal sobre ele. Para quem acha que a Microsoft copia o KDE há muitos anos, o nome do novo projeto parece ser só mais um.

Nomes a parte, a Microsoft enxerga um futuro com dispositivos únicos, provavelmente menores e mais portáteis e quer garantir que o Windows esteja presente no segmento, ou seja, nada mais natural. 

Para a questão do Ubuntu e do Unity 8 que já tinha este conceito há muito tempo, mas que acabou sendo deixado de lado recentemente, fica a lição de que não bastam boas ideias, mas é necessário uma forma de colocá-las em prática.

Vendo a Microsoft e a Google dando seus primeiros passos nestes aspecto e a Samsung já tendo criado um modo convergente para o no Galaxy S8, só falta a Apple mostrar um novo produto que siga estes moldes, ou será que “a maçã” vai seguir o seu próprio caminho?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!