Sistemas operacionaisSoftwares

Softwares científicos e sites de estatísticas para conhecer e utilizar no Linux

Assim como outros sistemas operacionais, no Linux é possível utilizar vários softwares para te ajudar no trabalho. No ramo científico e das exatas, muitos desenvolvidos para Windows também são disponibilizados para os usuários do Linux. Além desses softwares, neste post apresentaremos alguns sites que poderão ser úteis para profissionais de diferentes áreas.

A Ciência possui várias áreas diferentes e é certamente complicado abordar todas em um artigo, mas vou pegar algumas áreas de comum interesse das pessoas e dar alguns exemplos.

Astronomia 

bZs3PnSOiUtLayMa7VMzhEU5c HfUC5NPwIlYPXGQquPHhckRpDX4DGXBN7SK2PSmBseWQF1JZL7nIR1XfhzdGa7vVIuk fKBGMVG16 JUXhqBbSJYTET7M9td1lKN91 EsZY3ye

Para quem gosta de se aventurar conhecendo a infinidade do espaço ou trabalha diretamente com astronomia, o software Stellarium é muito recomendado. Ele funciona como um planetário de código aberto, e tem como objetivo deixar o usuário por dentro de muitos aspectos do universo. Um dos recursos é a possibilidade de ver o céu em 3D e também pode ser utilizado em projetores nos planetários.

O download é grátis, e pode ser feito através do próprio site do Stellarium. Além disso, também tem uma versão estável para o Ubuntu via PPA. Outro software disponível nesse ramo é o Celestia. O que diferencia esse software dos demais é o fato de você poder explorar o universo de forma livre, viajando através dos planetas e conhecendo estrelas no meio do caminho. Através do próprio teclado, é possível entrar na imensidão e passar várias horas conhecendo a galáxia.

Química 

Química Linux

No ramo da educação, o Gromacs aparece com evidência. Criado numa universidade em Gronigen, na Holanda, é um software de bioquímica que permite o usuário simular ácidos nucleicos, proteínas e lipídios. Mais um para bioquímica é o Emboss — acrônimo inglês “European Molecular Biology Open Software Suite’. De código aberto, ele tem funções variadas para o usuário lidar com dados no que remete aos aspectos químicos. Apesar da interface do site do software ser bem antiquada, em inglês, nele é possível tirar todas as dúvidas sobre como usar.

Economia, estatística e eletrônica

Estatística e eletrônica Linux

Aos economistas e estatísticos, são vários softwares que se destacam e são muito úteis para os profissionais de lidam diariamente com números. Entre os principais, estão Ngspice, Geda, Electric, Kicad, Oregano e R.

Entre os softwares citados acima, vale a pena chamar atenção para o Electric. Ele é muito utilizado na criação do design de componentes eletrônicos, pois é uma ferramenta de desenho livre que dá a opção do usuário montar diagramas, layouts e muito mais.

Matemática

Matemática no Linux

No âmbito matemático, as opções são grandes. O FreeMat, K3DSurf, Octave e Scilab aparecem entre as principais. Um dos mais complexos é o Scilab, que possibilita o matemático fazer aplicações científicas bem profundas, muito usado em engenharia.

Já o Octave tem muitas ferramentas para resolver problemas comuns de álgebra linear numérica. Com apenas 15 MB de tamanho, o software, desenvolvido por John W. Eaton e outros especialistas no setor, também é mais um livre para download. Esses softwares citados acima, de diversos ramos (astronomia, bioquímica, economia, estatística e matemática) são apenas alguns entre um vasto grupo de opções que o usuário de distribuições Linux pode encontrar para tarefas complexas. Entre os muitos outros disponíveis, no site Linux Links é possível ver mais de 40 — alguns que já citamos aqui — em também áreas distintas das exatas.

Para trabalhos menos complexos mas igualmente útil, especialmente escolas, não podemos esquecer do LibreOffice Math.

Sites úteis e curiosos

Sites úteis

São vários, com línguas e ramos distintos. Ethnologue, por exemplo, é um que se destaca. Para os curiosos para saber os idiomas existentes na Terra, nele é possível pesquisar quais idiomas e dialetos são falados em cada país. No Brasil, consta nesse site que são mais de 200 catalogados, provavelmente muito mais do que você pensava, não?

No âmbito dos esportes, se você gosta de poker, por exemplo, então precisa conhecer a calculadora personalizada que atua nesse esporte e que pode ser muito vantajosa para quem pratica. Já o CiteSeerX é importante para aqueles que produzem artigos científicos. Ele tem um grande acerto de vários assuntos constados em livros e publicações de especialistas, e também serve como referencial para escrita comum ou leitura cotidiana.

O próprio Google Books pode ser uma boa para referências e pesquisas e é um pouco mais conhecido. Obviamente existem muitas outras opções e softwares e sites interessantes para quem gosta de dados, então engradeça o artigo e coloque nos comentários os que você conhece e não foram comentados aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!