AplicativosSistemas operacionais

Dois aplicativos famosos do mundo Linux agora estão na Windows Store e um deles é pago

Sempre buscando atingir todos os públicos, programas de código aberto costumam ser multiplataforma, tendo muitas vezes versões para Windows e macOS também, além das tradicionais versões para distribuições Linux. Inkscape e Krita são dois exemplos e agora ambos estão na Windows Store do Windows 10.

Agora, além dos subsistemas Linux, Ubuntu, SUSE e RedHat, você também encontrará na Windows Store mais duas aplicações muito populares no mundo Linux, o Krita e o Inkscape.

Ambos os softwares já tinham versão para Windows há muito tempo, o que os torna diferente agora é que eles podem ser obtidos diretamente da Windows Store.

Krita na Windows Store

Enquanto o Inkscape permanece grátis como sempre foi, o Krita, ao menos dentro da Windows Store, será pago, ele custa um pouco mais de 30 reais, convertendo a moeda. Quem quiser usar ele gratuitamente poderá continuar fazendo sem problemas, tanto fazendo o download pelo site oficial, quando através dos repositórios das distribuições Linux.

Muitos talvez se surpreendam com esta decisão do Krita, visto que ele pode ser baixado de graça de diversas formas, incluindo até mesmo o Steam, mas a verdade é que o programa tem se tornado a cada dia mais popular entre os artistas e a versão para Windows toma um bom tempo dos desenvolvedores, deste modo, segundo as explicações colocadas do blog do programa, esta seria uma boa forma de criar um meio onde os interessados podem doar para o Krita.

Quem quiser comprar poderá fazê-lo. Segundo os desenvolvedores, esta seria uma forma até mais eficiente do que as doações diretas para o projeto. É claro que ao comprar a versão da Windows Store você também dará dinheiro à Microsoft, mas segundo os desenvolvedores, ainda assim compensa mais do que pedir doações.

Se realmente compensa ou não, eu não sei, mas não vejo nenhum problema em fazer isso, afinal, software livre é muitas vezes confundido com software grátis, o que realmente não tem nada a ver. 

Todo o sucesso para o pessoal do Krita (e do Inkscape também), que continuem com o bom trabalho, nos fornecendo estas maravilhosas ferramentas.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!