NotíciasOpen source

Fundador do LibreOffice comenta sobre os problemas de compatibilidade com o Microsoft Office

Uma das maiores queixas quanto ao uso LibreOffice reside na compatibilidade do software com os formatos proprietários do Microsoft Office. Existe um grande debate quanto a isso no mundo Linux especialmente, nós já falamos sobre esse assunto várias vezes aqui no Diolinux, mas desta vez, vamos dar ouvidos a um dos criadores da suíte.

O problema de compatibilidade do LibreOffice com o Microsoft Office se deve ao fato do formato que a suíte da Microsoft utiliza não ser aberto. O formato docx para documentos é o padrão do Word por exemplo, o que não impede, mas dificulta a leitura desses arquivos por qualquer outro programa que não seja ele próprio, curiosamente, estes problemas de compatibilidade podem ocorrer eventualmente entre versões diferentes do mesmo Word.

O vídeo acima, postado no canal do Fedora, mostra Italo Vignoli, uma das primeiras pessoas a iniciar o projeto LibreOffice, ele comenta sobre a importância de se utilizar formatos abertos para a longevidade dos documentos e fala sobre a compatibilidade do LibreOffice com o Microsoft Office.

O formato aberto de documentos (ODF) é o formato padrão em diversos países, justamente pela questão de longevidade e independências de programas, um arquivo salvo em ODT por exemplo, pode ser aberto inclusive no Microsoft Office.

Conte pra gente, você já sofreu com formatação de arquivos entre o Libre e o MS Office?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!