AndroidNotíciasSistemas operacionais

Purism lança campanha para criar um Smartphone GNU/Linux

Atualmente nós temos o Android, que é um dos maiores cases de sucesso do Linux em toda a história, porém, diferente do que convencionalmente se vê nos desktops, o Android é “apenas Linux” e não “GNU/Linux”, por não utilizar o ferramental do projeto iniciado por R. Stallman, além é claro, de não se importar com a privacidade plena dos usuários, como o pessoal da Purism se propõem a fazer.

O grande desafio da empresa Purism, que já é conhecida por criar computadores que rodam apenas software livre, é criar um aparelho funcional com um distribuição que não seja o Android, e sim um verdadeiro GNU/Linux, no caso, o próprio sistema deles, o PureOS.

Para realizar este projeto a Purism está tentando juntar 1,5 milhão de dólares através de um crowdfunding, sendo que caso o projeto realmente decole, teremos os primeiros aparelhos em 2019, custando a quantia estimada de 599 dólares.

A ideia é uma aparelho é trazer um bom hardware para os consumidores, porém, ele ainda não está fechado e pode sofrer alterações ao longo do tempo, a ideia inicial é um hardware mais ou menos assim:

– Tela de 5 polegadas

– CPU i.MX6 ou i.MX8

– GPU Vivante

– 3GB de RAM

– Slot para MicroSD

– Duas câmeras (frontal e traseira)

– Entrada para fone de ouvido p2

– 32 GB de armazenamento

– PureOS como sistema operacional

Até o momento não temos muita informação sobre qual será o mecanismos de funcionamento das aplicações e disponibilidade de aplicativos, porém, imagino que quem almeja um Smartphone deste tipo não pretende usar os Apps populares de hoje em dia.

Outra coisa importante é que o Smartphone terá criptografia ponta-a-ponta em ligações e mensagens, você pode saber mais sobre isso na página do financiamento coletivo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!