NotíciasUbuntu

Ubuntu 17.10 terá uma dock visível do lado esquerdo, mas não será a Dash to Dock

Os  desenvolvedores do Ubuntu confirmaram a presença de um Dock visível o GNOME Shell no Ubuntu 17.10 que sai no próximo mês de Outubro, porém, ela não será a popular “Dash to Dock”.

A “Dash to Dock” é uma das extensões mais populares do GNOME Shell e é utilizada por boa parte dos usuários do ambiente e até mesmo vem pré-instalada em várias distribuições.

Por conta das pesquisas realizadas pela Canonical com os usuários do Ubuntu, ficou clara a necessidade do sistema possuir uma Dock visível, semelhante ao que temos na interface Unity, que será deixada de lado na versão 17.10.

Apesar de usar a “Dash to Dock” ter sido algo considerado, os desenvolvedores do Ubuntu optaram por criar um fork dela que será chamado simplesmente de “Ubuntu Dock”. O motivo para isso se deve ao fato de que os desenvolvedores queriam que uma função tão importante para a “experiência Desktop do Ubuntu” ficasse sob o controle direto deles.

Uma vez que a “Dash to Dock” recebe muitas modificações e acréscimos de funcionalidades, ela poderia acabar desestabilizando a interface, por conta disso a dock da Canonical será mais simples e até mesmo com menos opções de personalização, garantindo uma maior estabilidade.

O interessante é que a “Ubuntu Dock” foi desenvolvida em conjunto com as pessoas que trabalham na “Dash do Dock” e como qualquer outra extensão, ela pode ser desabilitada, inclusive, caso o usuário instale a “Dash to Dock”, a “Ubuntu Dock” é desabilitada automaticamente.

Mais alguns detalhes devem ser ajustados no “sprint final” que ocorrera no final do mês de Agosto.

A ideia por trás dessa Dock é diminuir o impacto de quem for migrar do Ubuntu com Unity para o Ubuntu com GNOME Shell, o que sem dúvida vai ajudar, ou pelo menos será muito melhor do que deixar o GNOME puro, sem esta modificação.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!