NotíciasUbuntu

Conheça o novo tema de ícones do Ubuntu 18.04 LTS

O Ubuntu 18.04 LTS, que sairá em Abril de 2018 e será chamado de Bionic Beaver (jurava que iria ser Busty Blondie 😆😅😂), acabou de receber uma novo tema de ícones. O tema Suru.

Recentemente eu publiquei no canal a review do Ubuntu 17.10, a primeira versão com GNOME do Ubuntu em muitos anos.

No fim das contas o meu palpite de qual seria o novo tema do Ubuntu, quanto aos ícones, estava certo (olha só a minha bola de cristal!), porém, não exatamente o mesmo que eu mostrei no vídeo, é uma variação dele feita pela comunidade.

ícones Suru

Os ícones Suru foram projetados para o Ubuntu Phone e foram utilizados de fato nele, mas como o Unity 8 era convergente, inevitavelmente esses ícones seriam transportados para o Desktop. Como ele já tem uma certa uniformidade e possui um “look & feel” do Ubuntu, faz sentido a Canonical aproveitar este trabalho já feito e com um design muito mais moderno e compatível com os padrões atuais em seu futuro lançamento.

Ubuntu com ícones Suru

Como a quantidade de ícones para serem adaptados ainda é grande, visto que os ícones não estão completos, é bom do tema ser escolhido agora e que assim há bastante tempo até o Ubuntu de Abril do ano que vem para deixar tudo pronto.

Não pode ser qualquer tema

Existem vários temas de ícones disponíveis por aí e existe uma grande chance de você achar um outro mais belo que o Suru, no entanto, não se trata apenas de beleza (apesar de algo importante, sem dúvida). Um sistema operacional não é composto apenas de aplicações nativas (quem vem pré-instaladas), mas também de aplicações adicionais, e não falo somente das que estão na loja de aplicativos, mas sim daquelas que você pode instalar de fora do repositório oficial. É importante que ao instalar um aplicativo qualquer, a identidade do sistema se mantenha.

Isso é uma ótima lição que podemos aprender da Apple e do macOS.

O ícone de uma aplicação é parte da identidade visual de uma marca, de uma empresa, produto ou serviço e ele deve ser respeitado, isso é extremamente importante, sobretudo para parcerias comerciais, ou seja, por mais que você ache bonito, um ícone muito diferente do original descaracteriza a aplicação, como acontece em vários belos temas que temos disponíveis atualmente.

ícones Suru

Apesar do set de ícones ainda não estar completo, você já pode instalá-lo e ter uma noção de como vai ficar, basta baixar ele daqui.

Extraia a pasta Suru para dentro da pasta .icons dentro da sua home e use o GNOME Tweak Tool para modificá-lo no Ubuntu 17.10. Claro, você pode fazer isso no Ubuntu 16.04 LTS com Unity também, neste caso, use o Unity Tweak Tool para fazer a alteração.

O que você achou do novo tema (que ainda vai receber melhorias)?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!