Veja as melhorias que devem chegar ao projeto KDE nos próximos anos - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Veja as melhorias que devem chegar ao projeto KDE nos próximos anos

Confira as metas do projeto KDE no futuro

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

/ por Dionatan Simioni
Juntamente com a comunidade GNOME, o projeto KDE talvez seja uma das maiores comunidades de desenvolvimento de software de código aberto para Desktop, sendo o KDE Plasma uma das interfaces mais utilizadas dentro do mundo Linux (até mesmo não-Linux, como os BSDs). Além do Plasma, o projeto KDE é responsável por agrupar desenvolvedores de inúmeros projetos que vão desde de coisas básicas, como um gestor de arquivos, um navegador de internet, até ferramentas profissionais, como o meu querido editor de vídeos Kdenlive. Mas tudo isso vem de organização, colaboratividade e empenho, então, quais serão os próximos passos?

O futuro da comunidade KDE






De tempos em tempos aparecem lista de metas que o projeto tem para alcançar nos próximos anos. Muitas delas, se implementadas, trarão várias funcionalidades interessantes para o Desktop Plasma.

Dentre as novidades estipuladas, temos melhorias no Dolphin, o gestor de arquivos do Plasma, incluindo ferramentas de tag e colunas, inspiradas no Finder do macOS e várias melhorias na integração dele com o Samba.

Você pode conferir toda a lista de metas neste endereço

Outras novidades que podemos esperar no futuro do projeto KDE devem vir do projeto Plasma Mobile, que graças a parcerias com a empresa Librem, que lançará no mercado um dos primeiros Smartphones completamente baseados em software livre.

Outras metas, além das relacionadas a software propriamente dito, estão em concentrar esforços para melhorar a forma com que as pessoas podem se envolver com a comunidade KDE e ajudar a desenvolver os projetos, além disso, a parte de privacidade no sistema operacional também será pauta constante.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo