gLinux - Google lança distro Linux para uso interno baseada no Debian Testing - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

gLinux - Google lança distro Linux para uso interno baseada no Debian Testing

A Google usa uma distro Linux customizada para desenvolvimento interno chamada Goobuntu, como o nome sugere, baseada no Ubuntu, ma agora passarão a utilizar o gLinux, uma nova distro baseada diretamente no Debian Testing.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

/ por Dionatan Simioni
A Google anunciou uma nova distribuição Linux para uso em desenvolvimento interno chamada gLinux, que será baseada no Debian, essa distro vai substituir o Goobuntu, que é usado atualmente e é baseado no Ubuntu, como o nome sugere.

gLinux distro do Google






A Google vem usando o Goobuntu por mais de cinco anos, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu 14.04 LTS e modificada pelo empresa para se adaptar melhor às suas necessidades de desenvolvimento, no entanto, isso deverá mudar pois a empresa decidiu substituir o Goobuntu pelo que está sendo chamado de gLinux, uma nova distro baseada no Debian Testing. 

Essa notícia havia sido anunciada no Debconf17, em Agosto do ano passado, no entanto, só agora a mudança realmente chamou a atenção. Inclusive, você pode conferir a apresentação logo abaixo:


A transição de base do Ubuntu 14.04 LTS para o Debian Testing será gerenciada completamente pela Google graças a uma ferramenta criada pela empresa pra que seja possível "transformar um sistema no outro", sem precisar ficar reinstalando todas as estações do zero.

A Google não vai colocar o gLinux para download, mas prometeu contribuir fortemente com o projeto Debian, enviando todas as mudanças e código de melhorias que forem feitas diretamente para o projeto, para que assim ele seja distribuído para todos, evitando assim que as ferramentas proprietárias que serão incluídas na distro para uso interno sejam vazadas ou alguma informação sigilosa seja compartilhada "por engano".

Você pode ver as informações sobre o projeto gLinux direto da conferência do Debian por volta dos 12 minutos no vídeo acima. Margarita Monterola comenta que a escolha pelo Debian se deve ao formato Rolling Release da versão Testing especialmente, apesar do projeto ainda estar sendo testado, a funcionária da Google mencionou que eles só pretendem lançar o sistema para todos os funcionários da empresa quando ele estiver "pronto."

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo