Solus OS 4 vem aí com grandes novidades para usuários finais
NotíciasSistemas operacionais

Solus OS 4 vem aí com grandes novidades para usuários finais

Fazer uma distribuição absolutamente do zero, sem se basear em nenhuma outra, pode parecer loucura para muitos, mas os desenvolvedores do Solus OS toparam essa “loucura” e estão prestes a lançar a versão 4 do sistema operacional com várias novidades interessantes.

O Solus OS ainda se mantém um sistema simples, no melhor sentido da palavra, sendo extremamente direto aos seus objetivos, a distro vem criando ferramentas que facilitam o dia a dia de seus usuários.

A sistema segue o modelo “Rolling Release”, o que significa que uma vez que você tenha instalado, basta ir atualizando o sistema indefinidamente para ter as versões mais recentes e melhorias que forem implementadas.

Veja também: Qual a diferença entre as distros de release fixa e rolling release.

Juntamente com o Solus OS, nós tivemos o lançamento do Budgie Desktop, que para mim, é uma reimaginação do GNOME 3 de uma forma muito interessante, mas com o passar do tempo, a distro passou a oferecer outras interfaces também, como o próprio GNOME 3 e a interface MATE.

A versão 4 do Solus, que deve ser lançada no dia 4 de Janeiro, será muito interessante e importante, ela trará suporte nativo para os pacotes Snap do Ubuntu diretamente em sua Central de Aplicativos e terá uma nova e melhorada detecção de drivers.

Segundo os desenvolvedores da distro, esse recurso de detecção dinâmica de hardware vai extrapolar o que geralmente as distros voltadas para o Desktop costumam oferecer atualmente, que é a instalação de drivers proprietários para placas de vídeo e placas de rede Wi-Fi, oferecendo coisas mais específicas, como drivers para periféricos Razer e modelos de impressoras.

O Solus OS 4 deverá chegar com o Kernel Linux 4.14 LTS e o Mesa 17.3, o que deve ajudar a melhorar o desempenho com drivers open source para placas Intel e AMD. Apesar dos usuários estarem esperando ansiosamente pela versão 11 do Budgie Desktop, o Solus 4 deverá chegar com uma atualização mais modesta para o ambiente gráfico, chegando à versão 10.4.1, no entanto, as atualizações, como qualquer boa distro Rolling Release, devem chegar com o tempo.

Saiba mais no site do Solus.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!