GNOME

GNOME Tweak Tool: aprenda a personalizar seu sistema Linux

O GNOME Tweak Tool turbina o seu GNOME, um dos mais completos e populares do mundo Open Source, parte de muitas das principais distribuições Linux, como Red Hat, Fedora, Debian e Ubuntu.

Com um ecossistema tão completo e complexo, é interessante ter uma ferramenta que permita que você faça ajustes no seu comportamento de forma simples, é exatamente esse o objetivo do GNOME Tweak Tool, também chamado de Gnome Tweaks ou “Ajustes” em português, disponível nos repositórios das principais distros.

Opções e configurações no GNOME Tweak Tool

O GNOME Tweak Tool é uma ferramenta de código livre e a mais completa opção para configurar e ajustar o ambiente GNOME Shell, permitindo:

  • Configurar a aparência de toda a distribuição;
  • Alterar as configurações da área de trabalho para mostrar ícones ou não;
  • Gerenciar as extensões do Shell;
  • Configurar fontes;
  • Configurar atalhos do teclado;
  • Ajustar opções do gerenciamento de energia;
  • Escolher os aplicativos que iniciam com o sistema;
  • Definir os formatos de data e hora, ícones das janelas e animações;
  • Definir múltiplas áreas de trabalho virtuais.

Para surpresa da maioria de nós, o GNOME Tweak Tool também pode ser utilizado em outros ambientes gráficos que não o próprio GNOME.

Como instalar o GNOME Tweak Tool

O GNOME Tweak Tool está disponível na GNOME Software, a loja ou central de programas de praticamente todas as distribuições que utilizam GNOME Shell como interface, e sua instalação é muito fácil:

1. Abra a GNOME Software ou a loja da sua distribuição (por exemplo, Ubuntu Software).

gnome tweak tool loja 1
GNOME Tweak Tool — Loja de aplicativos

2. Pesquise por “GNOME Tweak Tool”.

gnome tweak tool instalacao
GNOME Tweak Tool — Aplicativo Ajustes do GNOME

3. Clique em Instalar.

gnome tweak tool instalacao 2
GNOME Tweak Tool — Instalação do aplicativo Ajustes do GNOME

Instalação do GNOME Tweak Tool via terminal

Você também pode instalar o GNOME Tweak Tool através do terminal através do seguinte comando:

sudo apt install gnome-tweak-tool

ou também:

sudo apt install gnome-tweaks

Aguarde a instalação terminar e o GNOME Tweak Tool aparecerá no menu do seu sistema ou, se você usa o sistema em Português do Brasil, basta digitar “Ajustes”.

Principais recursos do GNOME Tweak Tool

Definindo de forma simples, o GNOME Tweaks (Ajustes ou GNOME Tweak Tool) é uma ferramenta de ajustes, então você encontrará opções que podem modificar o visual ou a forma com que você interage com o sistema. Nas capturas de tela abaixo você verá as configurações padrão numa instalação Ubuntu 22.10.

1. Geral

Aqui você pode configurar o que acontece quando você fecha a tampa do seu notebook: com a opção habilitada, ao fechar a tampa, o seu notebook entrará no estado de suspensão.

gnome tweak tool geral
GNOME Tweak Tool — Geral

2. Aparência

Nesta aba, você pode configurar a aparência da sua distribuição, escolhendo os temas do cursor, ícones, sons de inicialização, aparência de aplicativos legados (antigos), imagem e ajuste do plano de fundo (papel de parede) e da tela de bloqueio.

gnome tweak tool aparencia
GNOME Tweak Tool — Aparência

Temas

Abramos parênteses para mostrar como instalar temas (opção Shell): algumas distribuições já vem com esta extensão (chamada “user themes”) ativada por padrão, caso contrário, você precisará instalar e ativar a extensão de tema de usuário.

Para fazer isso, vá para a loja de aplicativos do GNOME; procure, instale e inicie o “Gerenciador de Extensões”. A seguir, vá para a aba “Navegar” e instale o “User Themes”.

gnome tweak tool user themes
Gerenciador de Extensões do GNOME — Temas do usuário

Feche a abra novamente o GNOME Tweak Tool para que a ferramenta carregue os temas pré-instalados e escolha um tema global para a interface da sua distribuição.

gnome tweak tool temas
GNOME Tweak Tool — Opção Shell e temas do usuário

3. Aplicativos de inicialização

Na próxima aba do GNOME Tweak Tool, você pode adicionar e remover aplicativos que serão executados toda vez que você iniciar o computador, ao fazer login na sua conta de usuário.

Ro5IlRFNOvtDIc5nB4eBgOEDp5 clm0 AWv8yKZeJQyd 9zklXreEQD3DEskqzxfshqRDfIKHbADy6qD3X9ay43iwlPQorl qD8VPPQe2ict7wfvwZSo1hBMT9729WlC3z0yS68Zj9kt9uIbXA aG jFvQBAwSByo 9 kdhMZpBSZgKPPAprhf8G6EQkqw
GNOME Tweak Tool — Aplicativos de inicialização

4. Barra superior

A seguir, na aba “Barra superior”, você encontra opções extras para o relógio do sistema, como mostrar o dia da semana, a data e os segundos, além da opção para mostrar o número da semana.

gnome tweak tool barra superior
GNOME Tweak Tool — Barra superior

5. Barras de título da janela

Algumas opções de ações na barra de título de uma janela podem ser configuradas aqui, como as ações ao clicar duas vezes sobre a barra, o clique com o botão do meio do mouse e o clique com o botão direito (secundário).

Uma das opções que os usuários sempre desejam configurar é a presença e a posição dos botões para maximizar e minimizar as janelas.

gnome tweak tool barras de titulo da janela
GNOME Tweak Tool — Barras de título da janela

6. Fontes

Aqui você pode escolher qual a fonte e o seu tamanho para diferentes partes da interface, e o sistema ajustará automaticamente o tamanho da barra de título das janelas.

Também é possível ajustar a clareza (hinting) da fonte e como ela é renderizada, a suavização dos caracteres das fontes e o fator de escala (DPI) entre os elementos da interface e o texto. Teste as diferentes opções pensando na sua produtividade e bem-estar ao usar o computador.

Tenha em conta que esses ajustes dependem do seu equipamento e se a sua distribuição está utilizando servidor de ambiente gráfico Xorg ou Wayland.

gnome tweak tool fontes
GNOME Tweak Tool — Fontes

7. Janelas

Configure aqui o comportamento das suas janelas:

  • O que acontece com a janela de fundo quando outra janela secundária é aberta (Anexar diálogos modais);
  • A centralização de novas janelas ao serem abertas;
  • Se uma janela pode ser redimensionada clicando na tecla de ação de janela (Super/Windows, Alt ou desativada) e usando o botão direito do mouse (clique secundário);
  • Se as janelas recebem foco, ou seja, são ativadas ao serem clicadas, ou se basta colocar o mouse sobre elas, ou se é preciso clicar com o botão direito do mouse (clique secundário);
  • Se além de ser ativada, a janela com foco deve estar em primeiro plano, sobre as outras (Levantar janelas ao receberem foco).
gnome tweak tool janelas
GNOME Tweak Tool — Janelas

8. Teclado e mouse

As opções de teclado permitem que você:

  • Utilize outras fontes instaladas (eventualmente não completas para o layout do seu teclado ou com os acentos);
  • Substitua os atalhos de teclado para o padrão do editor Emacs, o que pode ser útil para os desenvolvedores que usam esse aplicativo;
  • Configurar qual será a tecla de atalho para as atividades (ainda que poucos teclados ofereçam duas opções de tecla Super);
  • Configurar outros layouts de teclado.

Para o mouse, você pode escolher:

  • O padrão de aceleração do cursor: Default (padrão), Flat (linear) ou Adaptive (que acelera o ponteiro em percursos longos);
  • Se o cursor do mouse deve aparecer quando a tecla Ctrl for clicada: isso é útil quando você não “encontra” o cursor do mouse na tela, piscando um pequeno ponto com a cor de acento da interface;
  • É possível colar texto com o botão do meio do mouse (ou pressionando a “rodinha”);

Alguns comportamentos do touchpad também podem ser ajustados para aumentar a sua produtividade:

  • Evite “saltos” do ponto de inserção de texto ao digitar: desabilitar enquanto digita evita que o computador processe toques involuntários no touchpad;
  • Configurar o comportamento dos gestos dos dedos sobre o touchpad.
gnome tweak tool teclado e mouse
GNOME Tweak Tool — Teclado e mouse

Reconfigurar a interface do GNOME

Após alterar várias opções, você pode não gostar do resultado e acabar com uma interface “zoada”. Felizmente, as configurações estão centralizadas e podemos reconfigurar todo o GNOME Shell para os padrões de fábrica com a ferramenta dconf.

Tenha em conta que essa centralização tem um efeito colateral e não só o tema será reconfigurado, mas os aplicativos como Evince, Rhytmbox, Nautilus (deixando a área de trabalho sem ícones), extensões e “tudo mais” também voltarão ao padrão de fábrica. Basta executar o seguinte comando no terminal:

dconf reset -f /

Depois de apenas alguns segundos e algumas piscadas na tela, a sua área de trabalho voltará exatamente ao estado original.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de inscrever no nosso canal para aprender sobre tecnologia e sistemas operacionais.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    GNOME

    GNOME 46 tem implementação inicial da taxa de atualização variável (VRR)

    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros

    VídeoGNOME

    7 novidades do GNOME 45