GNOMENotíciasSistemas operacionais

Projeto GNOME lança nova forma de visualizar consumo do sistema – GNOME Usage

De tempos em tempos os softwares recebem re-designs, isso garante que os programas mantenham um visual condizente com os padrões atuais e recebam novos recursos e melhorias. Eventualmente o simples redesenho não é o suficiente e uma nova aplicação é lançada. Hoje você vai conhecer o “GNOME Usage“, ou simplesmente “Uso”.

O “GNOME Usage” tem uma funcionalidade que parece concorrer com o “GNOME System Monitor“. Eu não sei se ele foi criado com a finalidade de substituí-lo, mas ele tem potencial para isso. Veja só:

GNOME Usage

O visual e a funcionalidade atualmente é muito simples. Uma mistura de conceitos do gerenciador de tarefas Windows, Deepin e macOS, que permite que você veja o consumo do processador em gráficos e através de percentual, assim como o consumo de memória RAM. 

Você consegue finalizar tarefas pertencentes ao seu usuário que não modifiquem o funcionamento do sistema. É possível fechar um navegador por exemplo, mas não é possível finalizar o Xorg ou o processo do GNOME-Shell.

GNOME Usage - Armazenamento

Existe uma outra aba focada em mostrar o uso do armazenamento, semelhante ao Baobab, ou “Analisador de uso de Disco”, uma ferramenta comum que acompanha praticamente todas as distros GNOME e até mesmo outras que não usam o GNOME diretamente, como o Linux Mint com interface Cinnamon.

Analisar de uso de Disco

O funcionamento é parecido, mas o “Usage” parece mostrar as informações de uma forma mais clara para usuários domésticos, semelhante ao painel que é exibido em “Meu mac” no macOS da Apple.

Armazenamento no macOS

Essa sessão permite que você exclua os conteúdos das pastas facilmente para liberar espaço no computador e permite também que você visualize com clareza qual o percentual do seu disco que está sendo ocupado pelo sistema operacional em si, assim como as pastas individualmente, semelhante ao modo do Android exibir os conteúdos também.

Em uma eventual migração para os pacotes Snap ou Flatpak, será fácil mostrar também o quando os Apps estão ocupando de espaço.

O “GNOME Usage” ou “Uso do GNOME” (ou simplesmente “Uso”) está disponível no repositório do Ubuntu 18.04 LTS Daily Build (essa versão ainda está nos alphas e não deve ser usada em produção) e pode ser encontrar na GNOME Software:

GNOME Usage na GNOME Software

Distros Rolling Release como o Arch Linux, Manjaro, openSUSE Tumbleweed e outros sistemas que costumam trazer novidades com frequência também devem ter a aplicação disponível.

Quem está usando o Ubuntu 18 em suas daily Builds também pode instalar via terminal:

sudo apt install gnome-usage

Comparando ao “GNOME System Monitor“, o “Usage” ainda tem algumas funcionalidades a menos. Como mostrar o uso de rede e a visualização de consumo do processador dividida por núcleos, no entanto, essa é a primeira vez que a ferramenta aparece, melhorias devem ser feitas.

GNOME System Monitor
GNOME System Monitor

Será que ele vai tomar o lugar do “GNOME System Monitor“? Será que os recursos serão incorporados ao próprio GNOME? Só o tempo nos dirá. 

O que você acha? Gostou na ferramenta?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!