NotíciasSistemas operacionais

Você não poderá mais fazer sistemas operacionais baseados em Linux através do SUSE Studio

A liberdade de usar o software para qualquer finalidade, juntamente com a liberdade de redistribuir as suas modificações formam alguns dos pilares do software livre e a SUSE soube como oferecer ao público essas possibilidades da forma mais simples possível através do SUSE Studio, uma ferramenta que agora está com os dias contados.

Para que não está familiarizado, o SUSE Studio é (ou era) um projeto da SUSE, uma das maiores empresas do mundo a trabalhar diretamente com Linux como cerne dos projetos, assim como Red Hat e Canonical, que permitia que qualquer um com mínimo conhecimento técnico pudesse gerar um sistema Linux personalizado (ou distribuição) baseada no SUSE ou openSUSE.

“Como eu nunca ouvi falar disso?”, você se pergunta.

Talvez seja porque você não acompanha o nosso trabalho, e o nosso canal no YouTube, a tempo suficiente. Em 2015 eu fiz um vídeo mostrando como usar a ferramenta para criar o seu próprio sistema operacional baseado no SUSE usando o SUSE Studio.

Você que gostava no SUSE Studio não vai ficar órfão

O caso é que SUSE anunciou que está fechando o SUSE Studio, mas ao contrário do que muitos pensavam, a empresa na verdade vai convergir o serviço com o sistema Open Build Service, criando algo melhor e aprimorado, ideal para quem precisa criar appliances do SUSE para uso corporativo ou qualquer outra atividade.

O OBS (Open Build Service) era usado até então apenas para gerar softwares que rodavam nos sistemas Linux, mas não para criar o sistema operacional em si. 

Agora quem usava ou gostaria de utilizar o SUSE Studio precisa ir para este endereço, a partir dali será possível criar os novos projetos.

A empresa informou que a partir do dia 15 de Fevereiro (ou seja, ontem) os projetos começaram a ser desligados e as pessoas interessadas que possuam projetos lá devem fazer a migração de plataforma através de um tutorial disponibilizado no site oficial.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!